WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Pelos embolados? Tosa integral neles!

A tosa integral deve ser aplicada, quando os pelos dos animais estiverem muito embolados, sendo impossível desfazê-los

Pelos embolados? Tosa integral neles!

 

A tosa integral deve ser aplicada, quando os pelos dos animais estiverem muito embolados, sendo impossível desfazê-los. Serve também para evitar o desconforto dos animais com excesso de pelos, proliferação de ectoparasitas e manutenção da umidade entre a pele e os pelos.

Tosa integral por recomendação médica

A tosa integral também pode ser recomendada por médicos veterinários, para facilitar o tratamento de alguns problemas de saúde, como doenças de pele. Os pelos curtos auxiliam na ação dos medicamentos sobre a pele e favorecem a recuperação da pele doente. Em algumas ocasiões, como no caso de miíases ou dermatites úmidas agudas, a remoção completa do pelo será recomendada como um dos tratamentos.

Tempo de crescimento dos pelos após a tosa integral

Após uma tosa integral, a volta da pelagem demora cerca de quatro meses em raças de pelos curtos e médios e até 18 meses em raças de pelos bastante longos. A demora, além desse tempo, no crescimento da pelagem, pode indicar problemas hormonais.

Tosa integral em filhotes

Algumas raças de pelo crespo, como o Poodle e o Bichon Frisé, também exigem a tosa integral, ainda quando filhotes, para que os pelos se fortaleçam e engrossem, adquirindo o aspecto “pompom” da raça.

Como acontece a tosa integral

Na tosa integral, todos os pelos do corpo devem ser raspados com lâmina número 10, inclusive os pelos da cabeça, sendo praticamente possível observar a pele do animal, pois a lâmina 10 deixa apenas 1,6 mm de pelos no corpo.

Tosa integral na cauda

A cauda é opcional, mas recomenda-se deixar os pelos para o animal ficar esteticamente mais bonito.

Tosa integral em cães de pelagem lisa e longa

Em cães de pelagem mais lisa e longa, podemos preservar a cauda, caso o proprietário queira. Os pelos da cabeça e da cauda têm um crescimento atrasado. Por exemplo, se for um cão de pelo liso e o proprietário pedir para raspá-lo inteiro, a indicação é raspar do pescoço até a cauda, deixando a cabeça de leão e a cauda com pelos. Faz-se assim porque, dentro de uns 3 a 4 meses, o pelo fica todo por igual; se você raspar tudo, dentro de um tempo, o pelo do corpo cresce e os pelos da cabeça e da cauda demoram mais para se constituírem. Essa dica vale para os animais que têm juba, a exemplo do Chow Chow.

A tosa integral, ao contrário das demais tosas, sempre deve ser realizada antes do banho. Usa-se uma lâmina 10 para tosar o corpo inteiro. Caso tenha duas lâminas dessa numeração, lembre-se de deixar a outra preparada para se fazer a troca, assim que essa lâmina inicial se aquecer.

Por Silvana Teixeira.
Conheça o Curso CPT Tosas em Cães e Gatos e Acidentes em Pet Shop.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!