WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Obtenha bons resultados com uma abordagem equilibrada de ensino

Obtenha bons resultados com uma abordagem equilibrada de ensino

 

Quando os professores fazem uma abordagem dos conteúdos para atingir os diferentes estilos de aprendizagem de seus alunos, os resultados de aprendizagem são muito melhores. Entretanto, algumas considerações iniciais são necessárias para uma boa reflexão sobre a abordagem equilibrada do ensino.

Vejamos:

-Professores precisam funcionar como sensoriais (práticos, metódicos) e intuitivos (interpretativos, imaginativos), aprendizes visuais e verbais;
-Estudantes ensinados apenas no seu modo menos preferido não podem aprender eficientemente;
-Estudantes ensinados apenas no seu modo preferido não podem desenvolver uma força equilibrada. Ou seja, deve-se ensinar para ambos os lados para uma aprendizagem efetiva.

Para que o professor possa ensinar para ambos os lados de cada dimensão, seguem aqui algumas recomendações:

-Estabeleça relevância e providencie aplicações para todos os assuntos da disciplina. Antes de apresentar material teórico, providencie exemplos gráficos do fenômeno que a teoria descreve ou prediz (sensoriais, intuitivos, globais);
-Equilibre informações concretas (fatos, observações, dados) e (sensoriais) e informações abstratas (princípios, teorias, modelos) e (intuitivas) em todas as disciplinas;
-Use extensivamente figuras, esquemas, gráficos e esboços simples antes, durante e depois de apresentar material verbal (sensoriais, visuais);
-Use apresentações multimídia (sensoriais, visuais). Providencie demonstrações (sensoriais, visuais), mão na massa, se possível;
-Use alguns números em exemplos ilustrativos, não apenas variáveis algébricas (sensoriais);
-Dê tempo para os estudantes pensarem no que lhes foi dito. Descreva os pontos principais e os pontos mais confusos desta aula (reflexíveis);
-Dê exercícios em pequenos grupos durante a aula (ativos, reflexivos);
-Use programas de computador em aulas, se você tiver os “softwares” adequados (sensoriais, ativos);
-Dê exercícios de fixação para casa (sensoriais, ativos), mas não exagere (intuitivos, reflexivos);
-Dê alguns problemas e exercícios abertos que demandem raciocínio criativo e julgamento crítico (todos os estilos);
-Faça os estudantes cooperarem em tarefas para casa (todos os estilos);
-Limite material novo, surpresas, pegadinhas, em provas com tempo limitado e minimize velocidade como fator crítico (sensoriais);
-Estimule soluções criativas, mesmo erradas (todos os estilos);
-Informe os estudantes sobre seus estilos de aprendizagem ou permita que eles os descubram;
-Tente algumas sugestões de cada vez. Adote as que funcionam. Então tente mais algumas.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Metodologia de Ensino, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, entre eles o Curso Estratégias de Ensino – Parte 1 – Estilos de Aprendizagem.

Por Andréa Oliveira.

Acesse os links abaixo e conheça mais sobre os estilos de ensino e aprendizagem correspondente:

Saiba mais sobre os estilos de aprendizagem

Saiba identificar os estilos de aprendizagem dos alunos

Estilos de aprendizagem preferida e estilos de ensino correspondente

Consequências do desencontro entre estilos de aprendizagem e estilos de ensino

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!