WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

O trabalho e a realização profissional estão interligados. Explique essa afirmativa

O homem passa grande parte de seu tempo no trabalho. Além da realização profissional, o trabalho passa a ser importante para o lazer, e modifica as estruturas de relacionamento

O trabalho e a realização profissional estão interligados. Explique essa afirmativa   Artigos cursos CPT

 

Na sociedade atual, o ser humano passa grande parte de seu tempo no trabalho e se relacionando com as pessoas que trabalham com ele. “Com essa nova lógica, além da realização profissional, o trabalho também passa a ser importante para o lazer, modificando as estruturas de relacionamento”, afirma Prof. Dr. Fábio L. R. Simão, do Curso CPT Princípios Essenciais de Sociologia.

Trabalho é energia. No caso dos seres humanos, o trabalho é a energia que se dispende do próprio corpo para a realização de algo que se pretende transformar. Assim, quando tomamos à natureza uma árvore (matéria bruta) e a transformamos em toras de madeira (matéria-prima) e com elas, posteriormente, construímos uma casa (produto final), realizamos trabalho. O trabalho pode, portanto, ser resumido no seguinte conceito: atividade de transformação da matéria bruta em objetos que têm utilidade prática.

O ser humano é, então, transformador. Através do trabalho, ele se apropria do mundo à sua volta, modificando-o e recriando-o a todo tempo. Por isso, os filósofos liberais clássicos, como Adam Smith e David Ricardo, diziam que o trabalho humano é a única fonte original de riqueza. Isso significa que a única riqueza em si é essa ação transformadora que os seres humanos têm condição (e necessidade) de realizar.

Imagine, por exemplo, que você tenha um diamante que valha milhões de dólares. Você está rico? Depende. Se estiver com esse diamante num centro urbano moderno, onde uma joalheria o compraria de você, a princípio, sim, você estaria rico. Mas se estivesse em um deserto, sozinha ou sozinho, afastada(o) de tudo e de todos? Nessa situação, o diamante não representaria riqueza alguma. Aliás, você, provavelmente, em algumas horas exposta(o) ao sol caudaloso, trocaria o diamante milionário por uma pequena garrafa de água fresca. Isso mostra que riqueza é algo relativo.

Aumente seus conhecimentos. Leia a(s) matéria(s) abaixo:


- Sociologia é ferramenta primordial para todas as áreas do conhecimento
- Ideologia: você conhece o conceito dessa palavra?

Conheça os Cursos CPT da área Metodologia de Ensino.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!