WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O solo: formação, características, tipos e classificações

O solo é uma mistura de minerais, resultante das rochas transformadas ao longo do tempo, da matéria orgânica decomposta, do ar e da água

O solo: formação, características, tipos e classificações

 

Precisando aprender mais sobre o solo? Podemos ajudar e para iniciar o nosso estudo, de forma simples, podemos afirmar que o solo pode ser considerado uma mistura de minerais, resultante das rochas transformadas ao longo do tempo, da matéria orgânica decomposta, do ar e da água.

Quanto as suas características, podemos dizer que são adquiridas lentamente, à medida que os processos envolvidos na sua formação, em especial as condições edafoclimáticas e a presença de seres vivos na região, vão evoluindo.

“É por isso que os solos diferem uns dos outros na cor, na espessura, na textura, estrutura, na capacidade de fornecer nutrientes às plantas, na capacidade de armazenar água e em outras características”, explica Guilherme Barcellos Gjorup, professor do Curso CPT Interpretação de Análise de Solo para Recomendação de Calagem e Adubação.

Os solos podem ser classificados de acordo com a sua textura, isto é, conforme a proporção de areia, silte e argila que apresentam e o tamanho das partículas desses componentes.

Considerando isso, compreende-se que suas propriedades físico-químicas podem variar em pequenas distâncias verticais e horizontais, de modo que um mesmo terreno pode abranger áreas de diferentes tipos de solo.

Os cultivos, por sua vez, apresentam preferências aos tipos de solo de acordo com suas demandas de água e nutrientes.

Assim, plantas que exigem mais água, por exemplo, serão mais produtivas em solos que favoreçam o desenvolvimento e o aprofundamento das suas raízes, e uma taxa de retenção de água satisfatória.

É importante lembrar, porém, que para a atividade agrícola, mesmo que as características de um determinado solo sejam favoráveis à planta, não quer dizer que ele possua os nutrientes e outros elementos em disponibilidade suficiente, uma vez que processos erosivos, lixiviações, entre outros fatores podem empobrecê-lo e torná-lo deficiente.

Sendo assim, há de se melhorar os atributos dos solos, mas ainda sim averiguar como está sua taxa de fertilidade a fim de se obter sucesso nas plantações. Essa verificação é feita através da análise química do solo.

Gostou do assunto? Quer saber mais sobre o Curso CPT: Assista ao vídeo abaixo:


 


Conheça os Cursos CPT da área Agricultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?