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O que um bom atendimento pode fazer pelo seu negócio?

Um bom atendimento é, atualmente, um diferencial. Entenda seus benefícios para o seu empreendimento

Bom atendimento - imagem meramente ilustrativa

Toda empresa, incluindo os pequenos empreendimentos, devem buscar sempre investir em boas práticas para ter sucesso no mercado e gerar oportunidades de crescimento. Dessa forma, um dos focos para ter sucesso e se diferenciar no mercado é apostar em um bom atendimento, que pode ser um diferencial entre sua empresa e seus concorrentes.

Jonas Pires, professor do Curso CPT Profissionalizante de Atendente de Loja, aponta que para atrair e fidelizar clientes, uma loja deve contar com grande variedade de produtos de qualidade, ótima localização e instalações, mas, sobretudo, com um bom atendimento. Assim, o atendente é um profissional indispensável em qualquer comércio, e sua capacitação pode ser o diferencial para garantir o destaque do estabelecimento no mercado.

O atendimento é fundamental para atrair, fidelizar e cadastrar novos clientes. Dessa forma, se você busca a continuidade do seu negócio, garantir um atendimento de qualidade pode trazer muitos benefícios e consequências positivas. Conheça os principais benefícios de um bom atendimento para o seu negócio:

Um bom atendimento cria vínculos com o cliente e fortalece o relacionamento

Ser bem atendido pelo vendedor gera maior identificação com a sua marca. Ao entrar na loja, o cliente não quer ser abordado por um vendedor, ele quer alguém que ofereça soluções. Um vendedor não deve “empurrar” produtos, mas sim achar e ofertar aquilo que melhor atenda às necessidades ou expectativas do cliente.

Para garantir que o cliente fique satisfeito com os atendimentos, a equipe de vendas deve ser preparada e capacitada, de forma que o vendedor tenha sensibilidade para reconhecer o perfil do cliente, entender o que ele busca e então apresentar as soluções disponíveis. Assim, o atendente faz o papel de alguém que entende o cliente, assim como um amigo, construindo um relacionamento.

Bom atendimento como vantagem competitiva

Ao atender bem um cliente, é possível vender a eles produtos além daqueles que ele foi buscar na loja. Isso ocorre a partir da identificação de oportunidades de oferecer outros serviços, aumentando o retorno para o negócio.

Caso haja uma abertura no relacionamento com o cliente e um diálogo agradável, é possível criar vínculos, fazendo com que o cliente sempre se lembre de sua loja e a busque antes de outras sempre que precisar de um novo produto.

O atendimento agrega valor e fideliza

A partir de um bom atendimento, é possível conhecer melhor o cliente e, assim, interagir com ele. Dessa forma, ele poderá dar feedbacks constantes, indicando o caminho para possíveis melhorias ou quando ele precisar de produtos para suprir necessidades que não estão disponíveis na loja.

Manter essa relação agrega valor ao seu negócio, pois demonstra que sua equipe está preparada para compreender o cliente e o que ele busca, oferecendo-lhe sempre o melhor.

Um bom atendimento gera boas indicações

Se o cliente for bem atendido, além de voltar à sua loja, ele também a indicará para amigos e familiares, mas caso ele seja mal atendido, a imagem do seu negócio ficará comprometida. Os compradores são propagadores de experiências, então é preciso garantir que cada pessoa que vá à sua loja, saia dela satisfeito com o atendimento, mesmo que não tenha encontrado o produto que busca.

Agora que você conhece os benefícios de um bom atendimento, veja algumas dicas para implementar um bom atendimento ao cliente no seu negócio:

- Conheça seu público alvo: é preciso entender seu cliente e seu mercado para ter uma equipe especializada para atender a todos que procurarem seu negócio.

- Utilize a técnica de comunicação S.C.O.T.: essa técnica consiste em oferecer um atendimento com segurança, clareza, objetividade e transparência.

- Tenha agilidade: busque atender seu cliente no menor tempo possível, evitando filas de espera. Ninguém gosta de esperar muito, pois torna a experiência de compra estressante e cansativa.

- Esteja preparado para o pós-venda: a relação com o cliente não acaba quando ele compra seu produto. É preciso manter contato para mostrar que você se preocupa com a satisfação do cliente. Além disso, um bom pós-venda garante que esse cliente volte a comprar em seu negócio.

Um bom atendimento além de atrair mais clientes para a sua empresa, poderá fidelizá-los, além de atrair também indicações. Faça com que cada um de seus clientes se sinta especial, garantindo que os seus funcionários sejam educados e simpáticos, bem como seguros quanto ao seu produto e à sua empresa.

 


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Curso Profissionalizante de Atendente de Farmácia e Drogaria
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Fonte: Blog Nex – Programanex.com.br
por Renato Rodrigues

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