WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

O que são e para que servem os biodigestores?

Um manejo integrado dos dejetos de animais poderá ser obtido, fazendo-se a reciclagem dos mesmos por meio da utilização dos biodigestores, que são sistemas de fácil construção e operação

O que são e para que servem os biodigestores?   Artigos CPT

Atualmente, o aumento da população mundial requer do setor agropecuário maior produção de alimentos. Porém, inevitavelmente, o aumento de produção de alimentos, seja de origem vegetal ou animal, resultará, também, numa maior produção de resíduos, os quais se tornarão um problema para o produtor, se não receberem um tratamento seguro.

“No caso particular da produção de alimentos de origem animal, os dejetos, quando são lançados diretamente no ambiente, sem receberem um prévio e adequado tratamento, causarão contaminações do solo, do ar e dos mananciais de água, podendo ocasionar vários tipos de doenças ao homem e aos próprios animais”, explica Dr. Jorge de Lucas Júnior, professor do Curso CPT Construção e Operação de Biodigestores.

Por isso, os sistemas modernos de produção não devem ser fundamentados apenas no objetivo de produzir alimentos de forma eficiente, isto é, visando à quantidade e a qualidade, mas deve, também, buscar condições adequadas para dar um destino seguro aos dejetos gerados na produção, para que os riscos de contaminações sejam minimizados e, ainda, se consiga agregar valor à atividade realizada na propriedade.

Manejo dos dejetos


Um manejo integrado dos dejetos de animais poderá ser obtido, fazendo-se a reciclagem dos mesmos por meio da utilização dos biodigestores, que são sistemas de fácil construção e operação. Após serem diluídos em água, os dejetos, colocados no interior dos biodigestores, sofrerão o processo de biodigestão anaeróbia (fermentação), promovida por bactérias que agem na ausência de oxigênio. Durante esse processo, ocorrerá no interior do biodigestor a transformação dos dejetos em biofertilizante com a liberação de um gás combustível (biogás), composto principalmente por metano.

Biogás e Biofertilizantes


O biogás produzido poderá ser utilizado em diversos equipamentos, como os de queima direta (acionamento de motores, fogões, aquecedores para animais e outros equipamentos de queima direta, utilizados para acionar geradores de energia elétrica). Já o biofertilizante poderá ser utilizado na agricultura para adubação das culturas, uma vez que apresenta uma considerável redução da carga orgânica poluente e dos organismos transmissores de doenças, existentes nos dejetos.

Redução de custos


Além de não contribuir com a contaminação do meio ambiente, portanto, o produtor que realizar a reciclagem dos dejetos gerados pelos animais, através do uso de biodigestores, também reduzirá os custos com energia utilizada no processo de produção e com a compra de fertilizantes para as lavouras.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Energia Alternativa.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!