WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O que preciso saber para montar uma empresa de reaproveitamento de resíduos?

Nosso país produz cerca de 228 mil toneladas de lixo por dia e boa parte dele pode ser direcionada ao processo de reaproveitamento

Resíduos - imagem ilustrativa

Evaldo Lima, um dos professores do Curso CPT Reciclagem de Entulho, destaca que é crescente a produção de resíduos sólidos em nossas cidades, o que vem despertando uma preocupação cada vez maior sobre qual destino dar a eles, sobretudo devido ao impacto ambiental que esse lixo pode causar.

É inegável que o volume de produção de resíduos é muito maior do que o crescimento populacional. Isso resulta em um planeta cada vez mais prejudicado e insustentável do ponto de vista ecológico. Nesse sentido, há uma crescente demanda por negócios que sejam direcionados ao reaproveitamento desses resíduos, tratando-os e transformando-os em novos produtos.

Entulhos de construção civil, papel, vidro, plástico e metal são os principais resíduos que podem ser aproveitados. Vale ressaltar que o reaproveitamento é diferente da reciclagem, uma vez que o produto dos dois processos é diferente: no reaproveitamento, transforma-se o resíduo em algo novo; enquanto, na reciclagem, o produto é transformado em um produto igual ao anterior.

Dados

Apesar de 99% dos municípios brasileiros possuírem serviço de limpeza urbana e coleta de lixo, de acordo com o IBGE, apenas 6% possuem reciclagem de materiais, o que torna preocupante o destino dado ao lixo que é produzido diariamente no Brasil – cerca de 228 mil toneladas. Ainda, de todo esse lixo, apenas 1% é direcionado para estações de triagem, que garantem um destino sustentável a ele, seja para a reciclagem, seja para o reaproveitamento.

Para levantar dados importantes para a abertura de sua empresa, recomenda-se realizar uma pesquisa de mercado, verificando a demanda e a concorrência. A própria prefeitura ou instituições como o IBGE podem fornecer dados importantes para a sua pesquisa, além de uma visita aos concorrentes que te ajudará a levantar pontos forte e fracos deles.

O local

Duas dicas são importantes para a escolha do melhor local de implementação de sua empresa: deve estar próximo da matéria-prima e deve ser de fácil acesso. Ainda nesse contexto, outros pontos têm que ser observados, como a proximidade a zonas de risco ou se o local está sujeito a inundações.

Aspectos estruturais

Uma empresa de reaproveitamento de resíduos demanda um galpão para a realização de todos os processos. O tamanho variará de acordo com o tipo de material que será reaproveitado e com o porte da sua empresa. Nele, ocorrerá o recebimento da matéria-prima, o beneficiamento do conteúdo e a liberação do produto. Vale ressaltar que um espaço deve ser direcionado para a administração da empresa.

Os equipamentos necessários

Basicamente, na área de produção, será necessário dispor de trituradores de resíduos, britadores de impacto, britadores de mandíbula, moinhos de martelos e veículo de transporte de materiais. Na área administrativa, a título de exemplificação, mesas, cadeiras, armários, impressoras, computadores e máquina emissora de nota fiscal também são importantes.

A escolha do melhor produto para o reaproveitamento

Além dos produtos já mencionados, aço, baterias e pilhas, borrachas, computadores, madeiras e pneus podem ser escolhidos para o reaproveitamento. Sobre a escolha, cabe ao empreendedor decidir qual ou quais desses produtos trarão melhor custo benefício para o negócio, bem como avaliar as características que impactarão o seu negócio.

O processo de reaproveitamento

De forma simplificada, as principais atividades de uma empresa de reaproveitamento de resíduos são a coleta, a triagem, o processamento e o despacho. É importante que cada um seja executado com atenção para que nenhum deles seja comprometido ou comprometa o outro. É desejável que a empresa invista também no atendimento ao cliente e na entrega e no pós-venda, por exemplo, com a finalidade de consolidar a sua empresa frente ao mercado consumidor.



Conheça nossos Cursos da Área Meio Ambiente:

Reciclagem de Entulho
Aterro Sanitário – Planejamento e Operação
Compostagem de Lixo em Pequenas Unidades de Tratamento

Fonte: FORMIGA, Fabio de Oliveira Nobre. Ideias de negócios: Como montar uma indústria de reaproveitamento de resíduos. SEBRAE – sebrae.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!