WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O que preciso para me tornar um excelente atendente de farmácia?

A busca por esse tipo de profissional cresceu muito nos últimos anos, impulsionada pela expansão do setor farmacêutico

Atendente de farmácia - imagem ilustrativa

Não é difícil notar que o setor farmacêutico está em grande expansão: basta andar pelos centros comercias para que seja possível perceber o grande número de farmácias e drogarias que estão em pleno funcionamento. Por conta disso, a busca por todos os tipos de profissionais que trabalham nesses estabelecimentos também aumentou.

Ricardo Zatti, professor do Curso CPT Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria, destaca que, como é possível perceber, há uma grande necessidade de contar com profissionais, atendentes de farmácias e drogarias devidamente capacitados para preencher essas lacunas, o que coloca esses profissionais em grande evidência.

É valido mencionar também que não só nesse setor, como em qualquer outro, cliente que é mal atendido não volta. Logo, é necessário entender que para lidar com o público em geral o importante é estar sempre capacitado. Além de boa postura profissional, fique atento a outras características que você deve possuir para ser um excelente atendente de farmácia:

Olhar positivo

Diariamente, as farmácias recebem um número muito grande de pacientes que estão enfrentando as mais diversas doenças. Alguns costumam chegar abatidos e desacreditados, colocando para fora seus sentimentos. Nesses casos, escute e seja sempre positivo, oferecendo palavras de conforto e recomendando a utilização correta dos medicamentos e das orientações médicas com uma visão sempre positiva do tratamento.

Sem julgamentos

O pré-julgamento é algo que já é considerado ultrapassado e, por isso, deve ser evitado. Em muitos casos, as pessoas mais simples são aquelas que fazem boas compras e, ainda que não aparentem, gastam não só com medicamentos como também com outros produtos encontrados em uma farmácia – como itens de perfumaria. Lembre-se de que todos merecem respeito, cordialidade e simpatia e que é sua obrigação proporcionar uma boa experiência de atendimento.

Empatia

Ao lidar com o público, é quase impossível não falar sobre empatia, uma palavra que parece “nova”, mas que sempre foi necessária. Ter empatia significa se colocar no lugar do outro para entender seus sentimentos. Como mencionado, muitas pessoas procuram esse tipo de estabelecimento muito fragilizadas e, em relação a elas, sua tarefa é entender como elas gostariam de ser atendidas.

Detalhes

Um diferencial de um atendente comum para um bom atendente é que o segundo conhece exatamente tudo o que está vendendo. Em outras palavras, busque conhecer os detalhes dos produtos vendidos para que as dúvidas dos clientes em relação a medicamentos genéticos, a fórmulas, a categorias e a vários outros aspectos possam ser tiradas de imediato. Caso necessário, conte sempre com o farmacêutico.

Apresentação pessoal

A imagem que você passa para as pessoas também contribui significativamente para que você se destaque em sua profissão. Mais do que o conhecimento de tudo o que a profissão de atendente de farmácia exige, uma boa apresentação pessoal é imprescindível para que as pessoas te vejam como “confiável”. Mantenha sempre os cabelos arrumados, a barba feita (no caso dos homens), o hálito em dia e as roupas ajeitadas e adequadas para o serviço.

Qualificação

Para se destacar, o ideal é que você esteja bem qualificado, estudando sempre e aprendendo muito além da prática do dia a dia. Palestras, minicursos, eventos e treinamentos oferecidos pela própria empresa são uma chance de ampliar seu leque de conhecimento e de crescer pessoalmente na profissão.

Relacionamento

Construir um bom relacionamento com os clientes é extremamente relevante. Porém, esse mesmo bom relacionamento tem que ser utilizado “em casa”, isto é, com a sua equipe de trabalho. Isso te permitirá trocar experiências e conhecimentos que, com certeza, serão úteis na sua profissão.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Treinamento Profissional:

Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria – Organização, Técnicas de Vendas, Serviços Farmacêuticos e Biossegurança
Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria – Anatomia Humana e Farmacologia
Como Montar e Administrar Farmácias e Drogarias

Fontes: Pharma Hoje – hipolabor.com.br/blog/
Diário Farma – diariofarma.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!