WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O que eu preciso para ser um gerente de sucesso?

Apesar de não existir uma receita ideal para se tornar um bom gerente, algumas habilidades favorecem a figura desse profissional

Gerente - imagem ilustrativa

Marcos Lanna, professor do Curso CPT Treinamento de Gerente de Loja, destaca que o mercado de varejo se torna cada vez mais importante e concorrido na economia moderna. Nesse contexto, o gerente tem a missão de fazer com que a empresa tenha o melhor rendimento possível, possibilitando maiores lucros, que é o objetivo principal de qualquer empresa.

Apesar de não existir uma “receita” de como se tornar um gerente de destaque, algumas informações podem ser úteis nesse momento. A partir delas, é possível observar os vários caminhos que um gerente ou futuro gerente pode percorrer para elaborar um planejamento estratégico e desenvolver sua liderança.

Vale ressaltar que o papel do gerente é decisivo no contexto empresarial, uma vez que esse profissional é capaz de conduzir a empresa rumo ao êxito com ações enérgicas e estratégicas. Nesse contexto, apresentamos algumas habilidades que todo gerente deve ter para alcançar o tão almejado sucesso profissional:

Rapidez

Apesar de já possuir um planejamento com metas para o dia a dia, por exemplo, na rotina de trabalho de um gerente, é comum que demandas surjam a todo o tempo, inclusive aquelas que exijam do profissional uma resposta imediata. Logo, essas situações inesperadas devem ser prontamente resolvidas.

Tomada de decisões

A tomada de decisões é fundamental para profissionais que exercem um cargo com grandes responsabilidades em qualquer empresa, como os gerentes. Mesmo trabalhando sob pressão, manter a calma na hora de tomar decisões importantes ajuda a evitar prejuízos à empresa e a garantir um bom gerenciamento de seus atos.

Pessoas

Durante todo o tempo, esse profissional terá que lidar com pessoas, sejam as que trabalham na mesma empresa, sejam clientes, por exemplo. Por conta disso, saber se comunicar e prezar por bons relacionamentos interpessoais são características que tornam mais fácil esse “problema”. É importante enfatizar que situações de conflitos também serão comuns no dia a dia de um gerente, cabendo a ele resolver todas elas.

Liderança

Muita gente não sabe qual o verdadeiro conceito de “líder” para um ambiente de trabalho. Simplificando, liderar significa saber motivar os que estão à sua volta para que todos caminhem na direção de um objetivo comum. Além de motivar sua equipe, a competência e a proatividade são características que não podem ser deixadas de lado.

Conhecimento

Há vários ramos de atuação e, consequentemente, vários tipos de gerente: gerente comercial, gerente de loja de varejo, gerente de escritórios, gerentes de supermercados, entre outros. Seguindo essa lógica, os conhecimentos específicos relacionados à área de atuação da empresa em que se trabalha são indispensáveis e agregadores, além de conhecer bem o mercado. O fato de estar sempre buscando conhecimento não deve ser negligenciado, haja vista que o mundo está em constante evolução e, com certeza, o seu setor também.

Organização

Somada a uma boa metodologia de trabalho, a organização é essencial e obrigatória. Contudo, ela não diz respeito apenas à forma como os papeis estão distribuídos em sua mesa: ela deve estar presente em toda a sua rotina, desde a delegação de trabalhos até o registro de tarefas realizadas e das que ainda necessitam de atenção, por exemplo.

Ética

A ética profissional é uma característica imprescindível em qualquer cargo que se deseja exercer. Em relação ao de gerente, a reprodução de um comportamento ético é ainda mais necessária para que liderados também sigam o exemplo e para que o seu papel seja sempre visto com bons olhos.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:

Treinamento de Gerente de Loja
Como Administrar Pequenas Empresas
Liderança Gerencial – Como Desenvolver Habilidades em Liderança

Fonte: Capital Social – Contabilidade e gestão – capitalsocial.cnt.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?