WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O que é preciso para a produção de trufas?

A produção de trufas pode ser uma excelente fonte de renda extra ou pode até se tornar um negócio efetivo

Trufas - imagem ilustrativa

Anisio Antônio da Silva, professor do Curso CPT Produção de Bombons e Trufas, destaca que o Brasil está entre os países que mais consomem chocolate e, a cada ano, observa-se uma tendência crescente no consumo desses produtos. Mas, se, por um lado, o consumo vem aumentando, por outro, crescem as exigências por produtos mais bem elaborados, diferenciados e de melhor qualidade.

Por conta disso, a atividade de produção de trufas deixou de ser apenas um simples hobby para faturar uma renda extra e passou a requerer dos produtores ainda mais dedicação e profissionalização da produção. Logo, quem deseja entrar nesse ramo precisa ter em mente que é necessário muito mais do que um chocolate de boa qualidade.

Investimento inicial

Ao pensar na produção de trufas, muita gente se questiona sobre quanto será necessário investir inicialmente. Como dito, apesar de ser uma boa fonte de renda extra, a produção de trufas exige um produto de qualidade e uma produção correta e padronizada. Uma dica importante é não economizar no chocolate, que é o ingrediente principal das trufas. É válido avaliar o custo-benefício das principais marcas de chocolate para que as pessoas valorizem o produto final.

Voltando ao ponto principal, é difícil definir um valor exato para investimento inicial, dado que o preço dos materiais varia muito. Ainda, quando se deseja produzir trufas apenas como um complemento de renda, será necessário investir menos do que quando se deseja transformar essa atividade em um negócio efetivo.

Quais são os principais utensílios para a produção de trufas?

- Formas de tamanhos e formas diferentes variados, de acordo com a produção que se deseja obter;
- Toucas descartáveis para trabalhar com o chocolate sem correr riscos;
- Tigelas de vidro refratário para derreter o chocolate (também há derretedeiras, mas os valores são mais elevados);
- Espátula de silicone para mexer o chocolate mais facilmente;
- Termômetros, que são extremamente necessários para verificar a temperatura do chocolate e para favorecer a temperagem deles;
- Uma faca grande pra picar o chocolate, quando ele é adquirido em barra;
- Sacos de confeitar para aplicar os recheios;
- Papel-manteiga;
- Papel-chumbo e outras embalagens (como caixas, fitas e adesivos personalizados, de acordo com o seu negócio;
- E balança digital de cozinha para pesar os ingredientes.

Em quais opções de recheio eu posso investir?

O recheio clássico é apenas chocolate. Porém, há várias outras opções que são procuradas pelas pessoas, desde às mais comuns, como brigadeiro, morango, limão, maracujá e leite em pó com creme de avelã, até às inusitadas, como caipirinha, churros, panetone, café e frutas cítricas.

É realmente lucrativo vender trufas?

O chocolate é considerado uma paixão mundial e, atualmente, tem sido ainda mais valorizado. Apostando em uma boa variedade de sabores e investindo em qualidade em toda a linha de produção, é possível obter uma boa renda extra com esse tipo de alimento. Entretanto, assim como na comercialização de qualquer alimento, é imprescindível garantir a higienização do ambiente e de tudo o que for utilizado na produção.

Devagar e sempre

O ritmo inicial pode ser mais lento, com a produção de trufas que podem ser vendidas para amigos e parentes. Mesmo assim, tenha sempre em mente que até mesmo as grandes empresas começaram aos poucos. Inicialmente, a sua cozinha e os utensílios de que você dispõe já conseguem dar um bom suporte, o que pode ser otimizado à medida em que as suas vendas forem aumentando.

Divulgação

Um dos principais segredos na comercialização de quaisquer produtos atualmente está justamente na divulgação deles. E as redes sociais têm favorecido isso, sendo responsáveis por atingirem um número grande de pessoas com apenas alguns cliques. A princípio, crie uma conta para a sua empresa – mesmo que ela seja pequena – e peça a pessoas mais próximas para que te ajudem com a divulgação. E, fique ligado! Quando o produto é realmente bom, alguns clientes já fazem esse serviço espontaneamente, o que pode ser benéfico para a sua marca.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Como Fazer:

Produção de Bombons e Trufas
Produção de Ovos de Páscoa
Como Montar uma Pequena Fábrica de Produtos de Chocolate

Fonte: Joy Saldanha – joysaldanha.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!