A metodologia PDCA, ou P (plan=planejar), D (do=fazer), C (check=verificar) e A (act=agir), foi desenvolvida para que o gestor garanta resultados cada vez melhores para a empresa. Por meio dela, é possível identificar a origem do problema, entender sua causa e criar meios para resolvê-lo. Dentre as vantagens do PDCA, temos a padronização dos processos, a eficiente gestão de riscos, a redução de custos e o aumento da produtividade.
Plan = planejar
Todas as metas devem ser estrategicamente planejadas. No processo, o gestor realiza um mapeamento sobre o que fazer para alcançar os objetivos da empresa. Para otimizar o “plan”, o gestor começa em pequena escala, com o objetivo de avaliar se o plano de ação trará efetivamente bons resultados.
Do = fazer
O próximo passo é fazer acontecer. Para isso, é essencial procurar saber se os profissionais responsáveis pelo plano de ação estão qualificados para executá-lo. No processo, o gestor e sua equipe também fazem o mapeamento das etapas seguintes. Ou seja, tudo é criteriosamente planejado para ser desenvolvido com excelência.
Check = verificar
Aqui os resultados obtidos são comparados com os que foram previamente determinados para identificar erros e lacunas ao longo da execução do plano de ação. Da mesma forma, o gestor avalia se o processo caminha rumo ao esperado. Caso contrário, são definidas novas ações a serem desenvolvidas na fase seguinte.
Act = agir
Os desvios identificados na etapa anterior passam por ajustes e correções. Nesse ponto do PDCA, o gestor identifica as causas das falhas para que sejam definidas as alterações mais acertadas. Com isso, é possível alcançar resultados cada vez melhores, que direcionam a empresa ao sucesso.
Vantagens do PDCA:
->A padronização dos processos leva a excelentes resultados quantitativos e qualitativos, como aumentar a produtividade e evitar o retrabalho;
->O gerenciamento de riscos permite a identificação de problemas para soluções cada vez mais ágeis, práticas e eficientes;
->A possibilidade de mudanças em pequena escala reduz significativamente os gastos, muitas vezes, desnecessários;
->A otimização do tempo melhora a produtividade da equipe e os processos são executados com mais agilidade, praticidade e assertividade.
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Fonte: Leucotron - blog.leucotron.com.br
Por Andréa Oliveira.
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