WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O que dar de comer para as galinhas botarem mais

Você sabia que uma alimentação correta e eficiente é tão importante para as galinhas quanto para o avicultor? Pois acredite, é verdade. Leia esta matéria e aprenda!

O que dar de comer para as galinhas botarem mais

 

Precisando de informações quanto à forma de alimentação das galinhas durante a fase de produção? Podemos ajudar! Leia esta matéria até o final e aprenda sobre os nutrientes, as formas de fornecimento e a quantidade de ração para que suas aves atinjam o mais alto índice de produtividade. Vamos lá?


Você sabia que uma alimentação correta e eficiente é tão importante para as galinhas quanto para o avicultor? Pois acredite, é verdade. É bom para as galinhas porque quanto mais elas comem mais elas botam e é bom para o produtor porque a alimentação representa até 70% do custo de produção.


Não entendeu? Pense bem: "alimentando bem as galinhas você evita o desperdício ao mesmo tempo que garante a produtividade", explica Marcelo Dias da Silva, professor do Curso CPT Galinhas Poedeiras - Cria e Recria.

Para você entender melhor, saiba que em média uma poedeira, após atender suas necessidades de mantença, consome 41 g de ração por cada ovo que ela produz. Assim, aquela que bota maior número de ovos vai consumir maior quantidade de alimento.

A proporção é a seguinte:


- Se uma galinha põe 60 ovos durante o ano, e uma outra põe 160 ovos, a segunda vai precisar de aproximadamente 4 kg e 100 g de alimento a mais que a primeira.
- Para manutenção de uma ave com 1 kg e 600 g de peso, é necessário 0,063 kg por dia, ou seja, 23,27 kg de alimento por ano.

Para calcular as necessidades para manutenção das aves com outros pesos vivos, é só levar em conta que a quantidade de alimento é 0,73% do seu peso vivo.

Mas, afinal, como alimentar bem e corretamente as galinhas poedeiras para que elas botem mais? Pois bem. Para obter e manter uma elevada produção de ovos, é necessário, manter o consumo de alimento em um nível alto.

Na fase de produção, portanto, as rações devem conter em média:


♦ 15,5% de proteína bruta
♦ 2.850 kcal de energia metabolizável por Kg
♦ 0,32% de metionina
♦ 0,75% de lisina
♦ 0,35% de fósforo disponível e
♦ 3,5% de cálcio

A falta de qualquer nutriente implica redução e até completa parada na produção de ovos. Por isso, é importante utilizar rações balanceadas. E não se esqueça, consulte um técnico para planejar a alimentação de suas aves de maneira adequada.

E quanto ao horário de alimentar as galinhas poedeiras? O que saber?


O melhor horário de fornecer a ração às galinhas é à tarde, para haver maior disponibilidade de cálcio no intestino à noite. Esse cálcio será depositado diretamente na casca dos ovos, pela manhã.

Se a galinha receber o cálcio pela manhã, ele será depositado na medula óssea e não na casca do ovo. Por fim, observe a temperatura do local, pois as poedeiras reduzem o consumo de alimentos para temperaturas muito altas.

Gostou da matéria? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo:


 


Conheça os Cursos CPT da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?