Para quem irá iniciar um projeto de musicalização em qualquer escola, é importante destacar que o primeiro contato com a musicalização pode ser promovido por meio de atividades rítmicas utilizando o corpo. Particularmente, palmas e pés, e ainda por meio de sons e gestos que chegam à criança. Esse tipo de atividade é muito mais simples, o que torna o início do projeto mais fácil. Além disso, as crianças normalmente assimilam mais rapidamente e adoram participar.
Palmas e pés
Como primeiras atividades, recomendamos as que usam as palmas das mãos e os pés, porque são fáceis de assimilar e executar. É o primeiro exercício sobre os compassos e os tempos, em que as crianças, intuitivamente, irão perceber essa divisão.
A atividade consiste em bater palmas e bater as mãos na mesa, de forma alternada, em diferentes compassos. Você verá que este é um tipo de atividade que as crianças fazem com o maior entusiasmo. Vale a pena destacar que, à medida que a atividade se desenvolve, vamos tornando o compasso e a mistura de palmas, pés e batidas na mesa cada vez mais complexos.
Mesmo assim, você verá que os alunos não perdem o entusiasmo, e muito menos o compasso. Ao contrário, eles têm uma grande capacidade de assimilar e executar corretamente os pulsos sonoros solicitados.
Antes de levar esta e outras atividades para os meninos, treine sozinho ou com um colega da escola, para você chegar afiado para a turma, de maneira a não se atrapalhar. Isso porque rapidamente as crianças superam a gente.
Órgãos do corpo
Depois das palmas e dos pés, que são atividades bastante lúdicas, podemos avançar mais um pouquinho, agora com uma atividade que as crianças adoram. Vamos usar músicas para treinar a coordenação motora, ao mesmo tempo em que promoveremos o auto-conhecimento da criança em relação ao próprio corpo. A letra dessas músicas deve citar partes do corpo, olhos, orelhas, nariz e boca, ao mesmo tempo em que as crianças devem tocar essas partes em seu próprio corpo.
Um detalhe importante é que, se você toca violão ou se há alguém que pode acompanhar a atividade, ótimo. Você conseguirá desenvolver a brincadeira de uma forma muito interessante. Mas se você não sabe tocar instrumentos, você poderá usar um CD com as músicas. Se, mesmo assim, você não tiver à disposição um aparelho de tocar CD, não se preocupe, cante várias vezes para as crianças e ensine a letra a elas, mesmo sem o acompanhamento por instrumento.
As crianças se entusiasmam com esse tipo de atividade, por isso, a partir de agora, você pode utilizar algo um pouco mais complexo. Você vai começar devagar, sabendo que a turma demora um pouco para memorizar cada passo da brincadeira. Da mesma maneira que na atividade anterior, primeiro você vai cantar para elas e treinar para que memorizem a letra da música: “Aperta a campainha do nariz, pisca a janela dos olhinhos...”. Em seguida, peça para elas fazerem o que a música está indicando, apertando o nariz, piscando os olhos, e repita várias vezes.
Tais atividades estão voltadas para as crianças de três a quatro anos de idade. Podem ser repetidas em uma só aula, como também em outras aulas.
Aprimore seus conhecimentos, acessando os cursos da área Educação Infantil, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, entre eles o curso Educação Infantil – Musicalização Infantil.
Por Andréa Oliveira.
Acesse os links abaixo e conheça mais sobre Musicalidade Infantil:
A importância da música na primeira infância
Atividades rítmicas com instrumentos
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

ANA CRISTINA CALDAS VIEIRA
29 de nov de 2018Gostaria de dinâmica de quebra gelo com musica para iniciar uma reunião pedagógica para professores da educação Infantil. Obrigada. Agradeço pela atenção.

Resposta do Portal Cursos CPT
29 de nov de 2018Olá Ana Cristina,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entraram em contato a respeito.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto

Piscina de Jesus rosa
2 de jun de 2018Tenho interesse também em atividades para crianças do ensino fundamental. Abraço Priscila

Resposta do Portal Cursos CPT
20 de jun de 2018Bom dia Priscila,
Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto

Lívia de Figueiredo Pires Lima
5 de mar de 2018Interessei-me pelo curso. Gostaria de fazer. Preciso saber se tem certificado. Como faço pra fazer o curso?

Resposta do Portal Cursos CPT
6 de mar de 2018Olá Lívia,
Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso a Distância Educação infantil - Musicalização Infantil.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

solange urbano
12 de fev de 2015Atualização de atividades de musicalização e repertório.

Resposta do Portal Cursos CPT
13 de fev de 2015Olá, Solange!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber o boletim informativo sobre musicalização infantil.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos