WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Monitores de LCD - principais características

Além de conhecer as suas características, o técnico deve estudar o funcionamento, a formação da imagem e os principais componentes e o diagrama de blocos do monitor de LCD

Monitores de LCD - principais características   Artigos Cursos CPT


Os monitores são os dispositivos mais utilizados em um computador. Eles têm a função de fornecer retorno instantâneo, ao exibirem as informações em formato de textos ou gráficos, quando o usuário realiza os mais variados trabalhos. Atualmente, com o avanço tecnológico e sua difusão no mercado nacional, os monitores mais usados são os de LCD, conhecidos como de tela plana, e vêm ganhando espaço nas residências e nas empresas.

Os monitores LCD apresentam algumas características e inovações tecnológicas distintas cujo conhecimento é de suma importância para o técnico que se propuser consertá-los e/ou orientar seus clientes na hora da sua aquisição. Além de conhecer as suas características, o técnico deve estudar o funcionamento, a formação da imagem e os principais componentes e o diagrama de blocos do monitor LCD. A partir desse conhecimento e a visualização e descrição do problema apresentado, o técnico poderá inferir qual a origem do problema e não procurar a esmo o defeito. Dessa forma, tornará seu trabalho mais eficiente e mais profissional.

Tamanho do monitor


Uma primeira característica com a qual o técnico deve familiarizar- se é o tamanho do monitor. Todos os tipos de monitores possuem o gabinete, normalmente plástico, e a tela de projeção da imagem. Para o técnico obter a medida exata do tamanho de um monitor, deve medi-lo de um canto a outro diagonalmente. A medida do monitor é feita somente na área do painel de cristal líquido, que é a área de projeção e que interessa ao usuário.

Com o desenvolvimento da tecnologia de monitores LCD, passa-se a considerar, também, a sua proporção entre largura e altura. Há até pouco tempo, era utilizada como padrão a proporção de 4:3 que definia a relação entre a altura e a largura do monitor. Atualmente, os monitores que chegam ao mercado apresentam a proporção de 16:9, a mesma que vem se consolidando por ser a proporção utilizada em filmes e na televisão digital.

Resolução


Nos monitores, a resolução é expressa pelo número de linhas e de colunas existentes em sua área de projeção. Por exemplo, a resolução de 800 X 600 equivale a 800 linhas por 600 colunas. Na intercessão de cada uma das linhas com cada uma das colunas, são formados os “pixels”, que são pontos luminosos que formarão a imagem que será vista na tela do monitor. Portanto, um monitor com resolução de 1.024 X 768 possui cerca de 786 mil pixels, ou pontos luminosos, em sua área de projeção. Quanto maior o número de pixels, melhor será a qualidade da imagem. E quanto maior o tamanho da tela, maior deverá ser a resolução para uma mesma qualidade da imagem.

Diagrama de blocos


O monitor, como já foi dito, é a principal interface entre o usuário e o computador. Para que o monitor apresente as imagens, essas devem ser enviadas pelo computador na forma de sinais. Esses sinais são recebidos pelas placas eletrônicas do monitor que, por sua vez, geram as imagens na tela. Elas podem ser classificadas entre imagens digitais ou analógicas, que são as mais comuns. As informações são enviadas ao monitor LCD por meio de um cabo VGA, que se conecta ao computador por meio de um conector conhecido como DB 15, igual aos utilizados em monitores CRT. O conector DB 15 possui três linhas separadas para os sinais das cores básicas do sistema RGB – vermelho, verde e azul – e duas linhas para os sinais de sincronismo vertical e horizontal – Hsync e Vsync. Uma vez desmontado, o monitor LCD pode ser dividido em 3 blocos principais de componentes, os quais correspondem a:

- Carcaça plástica;

- Placas eletrônicas;

- Painel ou display de LCD.

Existem modelos de monitores LCD que possuem tanto entrada analógica, DB 15, quanto à entrada digital, DVI.

Placa processadora de vídeo


A placa processadora de vídeo é composta pelo conector DB15, CI Scaler, CI Micro, cristais osciladores do CI Micro e do CI Scaler, CI’s reguladores de tensão, conector para o painel de controle do display LCD e outros conectores que recebem as tensões da placa da fonte. o conector DB15 é responsável por receber os sinais de vídeo RGB que serão transmitidos para o CI Scaler e os sinais Hsync e Vsync, sincronismo horizontal e vertical, respectivamente, que serão transmitidos ao CI Micro. Em outras palavras, os sinais de vídeo RGB são recebidos pelo CI Scaler que digitaliza esses sinais recebidos, e depois converte os sinais digitalizados para o padrão de funcionamento do modelo do display LCD.

Placa da fonte e das fontes inversoras


A placa da fonte de alimentação do monitor possui uma fonte chaveada, que pode estar conjugada com as fontes inversoras, responsáveis por gerar as tensões necessárias ao funcionamento das lâmpadas. A fonte chaveada recebe a tensão da rede elétrica e distribui essa tensão para os demais circuitos eletrônicos do monitor. A fonte chaveada é composta por uma entrada de alimentação AC (corrente alternada), que recebe a tensão da rede elétrica, e fica próximo à entrada AC, de forma que o técnico pode observar o fusível de entrada. Seguindo o caminho da tensão elétrica, você pode observar o filtro de linha. Esses componentes têm a função de deixar passar somente correntes elétricas com frequência de 60 Hz, eliminando as outras. Para estabilizar a tensão recebida pela rede elétrica, o filtro de linha normalmente possui capacitores e uma bobina.

Placa do painel de controle do monitor


A maioria dos monitores LCD disponíveis no mercado apresentam teclas de controle localizadas nas laterais ou na parte inferior da moldura do monitor. Esses botões de controle permitem o ajuste e o controle de diversas características da imagem, como o ligar e desligar o monitor, brilho, posicionamento da imagem e a intensidade da cor. Esses ajustem conferem maior conforto ao usuário. Os botões de controle do display atuam sobre uma pequena placa eletrônica que é ligada ao CI Micro da placa de vídeo do monitor. Existe um cabo que faz a conexão entre as duas placas. Para realizar qualquer tipo de manutenção é sempre aconselhável que o técnico disponha do esquema elétrico do monitor LCD.

Display LCD


O display LCD é o maior componente interno do monitor. Basicamente, ele ocupa todo o espaço interno da carcaça plástica. O display de LCD é constituído por uma placa refletora, uma placa polarizadora, um conjunto de placas difusoras, geralmente, dois conjuntos de lâmpadas, as placas eletrônicas de controle da tela e a tela em si onde fica contido o cristal líquido. Existem modelos de displays que possuem duas lâmpadas, os que possuem quatro lâmpadas, e até seis lâmpadas. Ao abrir o display LCD, o técnico pode observar a placa refletora, que não permite a passagem da luz, seguida por uma placa polarizadora que direciona os feixes de luz para frente da tela. Depois desse conjunto, o técnico pode observar as placas difusoras, que têm a função de uniformizar a luminosidade do painel LCD. Nas laterais desse conjunto sobreposto de placas, encaixam-se as lâmpadas do monitor.

Confira mais informações, acessando os cursos da área Manutenção de Equipamentos de Informática.

Por Andréa Oliveira

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

MARIA DO CARMO

17 de mar. de 2015

ENTENDER OS MONITORES, É MUITO COMPLICADO. MAIS COM VOCÊS ME AJUDANDO, FICA MAIS FÁCIL.

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de mar. de 2015

Olá, Maria do Carmo!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso artigo sobre Monitores LCD.

Atenciosmente,

Ana Carolina dos Santos

jorge luis freitas brandão

1 de ago. de 2014

Achei gratificante as informações, transmitidas com discrição e objetividade com um conteúdo perfeito.

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de ago. de 2014

Olá, Jorge Luis!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes que tenha gostado do artigo sobre Monitores de LCD e suas principais características.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?