WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Meu primeiro dia como líder! E agora?

Descubra o que fazer para que o seu primeiro dia de liderança seja um sucesso

Líder - imagem ilustrativa

Edson Moura e Márcia Clarindo, professores do Curso CPT Liderança Gerencial – Como Desenvolver Habilidades em Liderança, destacam que um líder não tem de ser necessariamente um gênio nato das relações humanas e tecnológicas. A liderança é, na verdade, uma habilidade que pode ser desenvolvida, melhorando-se a capacidade de gerentes e gestores lidarem com a rotina da equipe de trabalho em todos os tipos de empresas.

Embora a liderança não possa ser tratada como uma “receita de bolo”, isto é, ainda que não seja possível estabelecer um padrão para todos os líderes, algumas informações podem ser necessárias para que um bom líder trilhe um caminho de sucesso. As habilidades de um bom líder podem, felizmente, ser desenvolvidas ao longo do tempo.

Porém, como há sempre uma primeira vez para tudo, ao ser contratado ou promovido para desempenhar a função de líder, muitos profissionais se questionam sobre como devem agir. O primeiro dia, que é responsável por causar as primeiras impressões nas pessoas, pode ser guiado para que se transmita segurança aos seus liderados. Como? Fique atento:

A nova função

Antes de mais nada, você precisa entender qual é sua nova função para que consiga executá-la corretamente. É normal voltar para si e fazer perguntas que parecem não ter resposta, mas saiba que o primeiro dia é só o primeiro passo de uma longa caminhada. Logo no primeiro dia, preocupe-se em conhecer suas responsabilidades e metas e em desenvolver um plano para alcançar seus objetivos.

Mentor

A mentoria nada mais é do que uma “consulta” com alguém que entenda do assunto. Nesse contexto, buscar um mentor para avaliar seu desempenho e para nortear suas ações e habilidade é uma boa opção para te dar mais segurança e para te deixar mais confortável mesmo com a responsabilidade de ser um bom líder.

Bons relacionamentos

Um líder não é nada sem seus liderados. Devido a isso, ainda que, hierarquicamente, sua posição seja superior, você precisa tanto dos seus liderados quanto eles de você. Dado que um verdadeiro líder é aquele que motiva a sua equipe – e não aquele que manda esperando que ela obedeça –, dá para se ter uma noção de o quanto é benéfico estabelecer um bom relacionamento entre todos. Entenda que cada pessoa é um ser individual e se aproveite dessa diversidade para formar uma equipe ainda mais potente.

Objetivos

Especialmente para quem é promovido a líder, o mais comum é que, ao ganhar a nova função, pense logo em promover uma mudança drástica para despertar a atenção dos gestores. Contudo, pise no frio e, antes de tentar inovar, sugerir ideias ou revolucionar a sua função, tente se estabelecer e se consolidar nela. Para isso, seus objetivos precisam estar alinhados e sua equipe também precisa de metas para alcançar.

Modelo

Para que o espírito de líder seja contagiante, é importante que você se torne um modelo para as pessoas que estão a sua volta. Um líder de sucesso é aquele que lidera pelo exemplo, não pelo controle ou pela autoridade. Palavras e ações são muito válidas para deixar ainda mais claro a que você veio, sem transmitir insegurança ou incoerência.

Feedback

Os feedbacks são imprescindíveis para que a sua equipe se conecte com você. Tanto os positivos, quanto os negativos, pois ninguém saberá como trabalhar melhor se não forem informados sobre o que pode melhorar. Os feedbacks positivos são motivadores e importantes; enquanto os negativos precisam ser repassados não como punição, mas sim como orientação.

Tarefas

A necessidade de se conectar com a sua equipe e conhecê-la mais de perto é crucial para que tarefas sejam eficientemente delegadas. Alguns membros, por exemplo, possuem maior habilidade pra a execução de um tipo de tarefa, enquanto outros se saem melhor em tarefas opostas. Cabe a você identificar essas expertises e delegar a cada um a tarefa certa, para que toda a equipe brilhe igualmente.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:

Liderança Gerencial – Como Desenvolver Habilidades em Liderança
Empreendedorismo e Inovação
Gestão de Pessoas na Pequena Empresa – Parte 1

Fonte: RHAcademy – rhacademy.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!