WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Potro com diarreia? Saiba o que fazer

As diarreias são uma importante causa da mortalidade em equinos, principalmente de potros. Em cavalos adultos, são mais comuns quando há um consumo exagerado de sal mineral



As diarreias são uma importante causa da mortalidade em equinos, principalmente de potros. Em cavalos adultos, são mais comuns quando há um consumo exagerado de sal mineral, que geralmente ocorre quando os animais ficam muito tempo sem receber mineralização e encontram um cocho com sal mineral.


“Ou, ainda, quando recebem capim elefante picado no cocho de capineiras muito novas, com menos de um metro de altura. Ou, ainda, quando têm acesso a uma pastagem muito nova e recém-adubada”, afirma Dr. Haroldo Vargas Leal Júnior, professor do Curso CPT Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Equinos.


Não raramente, as diarreias em adultos precedem um caso de cólica ou ainda podem estar relacionadas a uma alta infestação de parasitas. Casos de diarreia de origem infecciosa em adultos são raros.


Em potros, as diarreias são muito comuns, devido à baixa proteção imunológica que estes animais possuem. A vacinação de potros e de suas mães no último mês de gestação é uma importante forma de prevenção.

Meu potro está com diarreia. O que fazer?   Artigos Cursos CPT


Diante de um quadro de diarreia, deve-se observar:


- Grau de atenção e estado geral do animal, se está apático ou não, se está mamando e acompanhando sua mãe pelo pasto.
- Grau de hidratação, observando se as mucosas estão secas e se a pele está com elasticidade normal.
- Intensidade da diarreia (de quanto em quanto tempo defeca), consistência das fezes e coloração das fezes (muito importante) e presença de sangue.
- Temperatura retal.
- Idade do potro.
- Início do quadro de diarreia.
- Histórico recente de outras doenças.
- Se égua e potro foram vermifugados.

Em seguida, deve-se contatar um médico veterinário para que ele diagnostique a causa da doença e prescreva a medicação correta. Caso não consiga contatá-lo, é muito importante manter o animal hidratado por meio de soroterapia e se o potro for lactente, oferecer leite da mãe e sucedâneo.

Se a égua mãe não permitir a ordenha ou não foi boa produtora de leite, pode-se oferecer uma mistura de 3 partes de leite de vaca, 1 parte de água filtrada adicionados com 1 colher de sopa de dextrose ou 3 colheres de mel puro. Outra opção é uma mistura de 100 g de leite em pó (spray ou master leite bezerros) em 700 ml de água. Os sucedâneos que contenham soja não são aconselháveis.

Observe também a temperatura do potro. Se estiver frio, aqueça-o com cobertores e avise ao médico veterinário, para que ele atenda o animal com urgência. Mantenha o animal no soro, preferencialmente Ringer com Lactato, e se possível aqueça o soro em banho Maria a 40ºC. O uso de chás (bananeira, folha de goiaba), caulim, pectina, carvão ativado e drogas que interfiram na motilidade intestinal e antibióticos podem ser desaconselháveis em alguns casos de diarreias. Portanto, evite usá-las sem a orientação do médico veterinário.

No caso de Salmonelose, por exemplo, o animal deve primeiramente eliminar os agentes e, ao usar algumas drogas, elas poderão cessar a diarreia; as bactérias não serem eliminadas, caírem na circulação e alojarem em outros órgãos, como o pulmão. Lembre-se que as diarreias são uma das principais causas de mortalidade de potros. Portanto, não vacile. Não deixe para depois. Hidrate o seu potro e contate o médico veterinário.

Gostou do assunto? Leia também a(s) matéria(s) a seguir:


- Tire sua dúvida: Por que colocar ferraduras nos cavalos?


Conheça os Cursos CPT da área Criação de Cavalos.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Lucas Daudt Gomes

27 de dez. de 2023

O meu n e por causa do sau e por causa d jaca e manga

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de dez. de 2023

Olá, Lucas Daudt Gomes! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Em breve, um de nossos consultores entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada. Nosso DDD é 31.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Luzinete Alves Dias

2 de jun. de 2020

Gostaria de fazer os cursos.

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de jun. de 2020

Olá,Luzinete Alves

Como vai?

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.


Ficamos felizes em saber do seu interesse em nosso curso. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente

Erika Lopes

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?