Aprender pelas metodologias ativas não vai ser mais fácil ou mais difícil, apenas mais efetivo. Provavelmente, será percebido, inicialmente, como mais trabalhoso tanto para os professores como para os alunos, mas esperamos que os métodos propostos em si e os resultados que podem ser alcançados rapidamente se transformem em combustível motivador. “O envolvimento, naturalmente, vai crescer, assim como a ocorrência de bons resultados, à medida que os alunos se acostumam a aprender de forma ativa”, afirma Dr. Per Christian Braathen, professor do Curso a Distância CPT Metodologias para Aprendizagem Ativa.
Embora os benefícios prometidos pelas metodologias ativas, centradas no aluno, sejam reais, eles não são, assim, imediatos, muito menos automáticos. Por isso, há uma forte tendência de que a maioria dos estudantes, em princípio, não goste da mudança. Há tanto tempo habituados, desde os primeiros anos do ensino fundamental, com as práticas tradicionais de ensino, nas quais os professores dizem tudo o que os alunos precisam saber para que tenham boas notas, muitos deles acabam incomodados com a retirada daquilo a que se acostumaram como um "suporte de segurança".
Outra coisa é que essa forma de trabalhar causa estranheza na maior parte das turmas, que passam a ser mais exigidas e a ter maior responsabilidade sobre a própria aprendizagem. Até mesmo os melhores alunos, que frequentemente têm as melhores notas, especialmente aqueles cujo estilo de aprendizagem se volta mais à antiga forma que o professor ensinava, tendem a reclamar e podem perder rendimento, num primeiro momento. Muitos alunos poderão se mostrar desmotivados e até mesmo hostis.
Tudo isso poderá ser administrado pelo professor, fazendo a implementação gradativa dessas novas metodologias, e apoiando os alunos em suas dificuldades. Porém, provavelmente, o maior problema a ser enfrentado será que, em um primeiro momento, os resultados das avaliações poderão ser ruins. Paciência e atenção nesse momento é fundamental, até que os primeiros resultados positivos comecem a aparecer em pouco tempo. Mesmo diante dessas dificuldades, você deverá insistir, pois o ensino centrado no aluno logo começará a oferecer bons resultados.
Enfim, faça uma fase de transição bem planejada, com uma introdução gradual das novas estratégias e atividades, para diminuir o impacto inicial. Tenha tranquilidade para enfrentar eventuais resistências e resultados iniciais ruins e fique tranquilo porque, após o começo mais difícil, a recompensa virá na forma de uma aprendizagem mais efetiva e com muito menos problemas na sua rotina de trabalho.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) abaixo:
- Na Metodologia Ativa de Aprendizagem o aluno é o protagonista!
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT da área Metodologia de Ensino.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.