WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Melanoma em animais. Isto é possível? Sim, é

Sim, é. Vários fatores afetam a síntese de melanina na pele, como os genéticos, a radiação e os hormonais


Você é médico veterinário ou estudante da área? Então responda: melanoma em animais. Isto é possível? Se tem dúvidas quanto a resposta, eu digo que sim, é possível.


A melanina é um pigmento endógeno, cuja cor varia do castanho ao negro, sendo amplamente encontrada em animais e plantas. O acúmulo de melanina é a melanose.

É produzida dentro dos melanócitos que, normalmente, se localizam na camada basal da epiderme, sendo derivada da tirosina e armazenada nos ceratinócitos.

"Vários fatores afetam a síntese de melanina na pele, como os genéticos (cor da pele), a radiação (metabolismo da melanina) e os hormonais (metabolismo da melanina)", explica João Paulo Machado, Doutor em Medicina Veterinária - Patologia Animal pela UFV e professor do Curso CPT Patologia Geral - Histopatologia.

Causas da melanose:


- Desequilíbrios hormonais: ocorrem durante gestação (manchas na face das mulheres e mudanças na cor da pelagem em animais) e na Síndrome de Adisson (o córtex da glândula adrenal não produz a quantidade correta de hormônio).

- Neoplasias cutâneas: aparecimento de nevo epidérmico, ou seja, manchas mais localizadas e bem delimitadas na pele, podendo ser verrucosas.

- Processos inflamatórios crônicos: liberação de citocinas pró-inflamatórias na pele, influenciando o metabolismo da melanina e a taxa de renovação dos queratinócitos - formação de manchas.

O prognóstico de um melanoma é dado com base no quanto se infiltra para a derme profunda. A metástase ocorre quando as células infiltram e atingem a via linfática e vasos sanguíneos. Os principais órgãos de metástase de melanoma são o cérebro, os rins e os pulmões.

Melanoma em animais. Isto é possível? Sim, é


Diante da complexidade e relevância do estudo sobre a melanina, suas causas e os desafios associados à saúde da pele, torna-se evidente a necessidade de profissionais qualificados e capacitados para lidar com as diversas situações clínicas relacionadas.


Investir em conhecimento por meio do Curso CPT Patologia Geral - Histopatologia não apenas fortalece as habilidades técnicas do profissional, mas também o coloca em uma posição estratégica no mercado de trabalho. Em uma área de grande demanda e escassez de mão de obra especializada, a busca por atualização e aprimoramento profissional é fundamental.


Este curso é uma ferramenta valiosa para ampliar o conhecimento e contribuir para o avanço na carreira, proporcionando uma base sólida para enfrentar os desafios do diagnóstico e tratamento de condições relacionadas à melanina e outras questões dermatológicas em animais.


Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?