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Mais do que pão: bombe a sua padaria!

Monte sua padaria e coloque a mão na massa para produzir seus sonhos

Padaria

O comércio de alimentos é um setor que, mesmo em meio a crises, consegue se manter em voga. As padarias já conquistaram o coração dos brasileiros, completamente apaixonados por pão. Porém, esse estabelecimento tem deixado de vender exclusivamente esse produto e se tornado um comércio muito mais completo.

Sebastião Ruiz, professor do Curso CPT Como Montar e Administrar uma Padaria, explica que o consumo de pão e as exigências do consumidor brasileiro vêm aumentando de forma significativa, o que tem exigido das padarias maior profissionalização gerencial e administrativa, além das inovações, responsáveis por potencializar as vendes desses estabelecimentos.

O mercado de panificação vem apresentando crescimento significativo, movimentando mais de R$90 bilhões ao ano e com perspectivas de crescer ainda mais, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria.

Ao decidir abrir uma padaria, vários aspectos devem ser levados em conta para tirar seu sonho do papel – literalmente! Confira a seguir algumas dicas para entrar no ramo da panificação:

Localização

O primeiro ponto a se pensar é o local onde sua padaria será instalada. Dado que padarias são locais com visitas frequentes de clientes, é preciso pensar em um local prático para que ela consiga receber todos os clientes. Áreas com maior concentração de pessoas, muito movimento e em que haja pouca concorrência são as mais ideais.

Também é preciso pensar no seu tipo de padaria. Com essa nova onda de alimentação mais saudável, sem glúten, sem lactose, por exemplo, caso você decida investir no ramo, sua padaria deverá estar em um bairro mais nobre, pois esse tipo de produto é mais caro e, consequentemente, não é consumido por qualquer pessoa.

Tipo de padaria

Relacionando-se ao parágrafo anterior, há vários públicos-alvo que podem ser atingidos em sua padaria. Basicamente, existem 4 tipos de padarias:

- Padaria de serviços, que além de vender o clássico pão, oferece refeições rápidas e serviços de bar e café;
- Padaria boutique, com um atendimento voltado a um público mais elitizado, possuindo fabricação própria e itens mais refinados como queijos e vinhos;
- Padaria de conveniência, que funciona como uma espécie de mercadinho, vendendo, além do pão, alimentos, laticínios, entre outros;
- Padaria “ponto quente”, um tipo novo de padaria, que possui lanches embalados ou congelados, que podem ser consumidos no local ou fora dele.

Cardápio e estrutura

O cardápio e os produtos servidos em sua padaria são importantíssimos. Se você vai servir café da manhã, deverá possuir uma máquina de café, por exemplo, e uma chapa para o misto-quente, além dos equipamentos para a produção de pães, bolos e sobremesas.

Cuidar também da qualidade dos itens produzidos é essencial. Não vale a pena economizar na farinha e produzir um pão que não agrade tanto a seus clientes, por exemplo. Além da qualidade nos ingredientes, também deve-se contratar alguém com talento para preparar todos os seus produtos.

 


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Como Montar e Administrar uma Padaria
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Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios – revistapegn.globo.com
por Renato Rodrigues

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