WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

LER/DORT: saiba mais sobre estas doenças ocupacionais

As LER/DORT atingem várias pessoas que executam tarefas que exigem movimentação contínua dos braços e das mãos ou que se colocam em posturas inadequadas por um longo período de tempo

Ler/dort

Hoje, as doenças ocupacionais de origem física são reconhecidas pelos órgãos governamentais de previdência social e, por isto, foram criados termos que apontam a relações entre lesões teciduais e funções específicas. As Lesões por Esforço Repetitivo, LER, são definidas como um conjunto de funções que atingem os membros superiores, principalmente a região cervical, e estão relacionadas ao trabalho. Segundo José de Fátima Juvêncio, professor do Curso Online CPT Ginástica Laboral – Atividade Física na Empresa, “A sigla LER continua a ser utilizada no meio laboral, agora acrescida da sigla DORT - Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho - devido ao fator repetitividade e ao relacionamento com o trabalho, identificando a causa”.

A nomenclatura identificada LER/DORT tem como finalidade melhor identificar um conjunto de formas clínicas que podem ser adquiridas ou desencadeadas na atividade ocupacional. No Brasil, o termo LER surgiu na década de 80, por meio da tradução em inglês da sigla RSI, Repetitive Strain Injury, de origem Australiana.

As LER/DORT atingem várias pessoas, principalmente do sexo feminino, que executam tarefas laborais que exigem movimentação contínua dos braços e das mãos ou que se colocam em posturas inadequadas por um longo período de tempo. Como exemplo, podemos citar os digitadores, os operadores de caixas registradoras, os profissionais da área de computação, os trabalhadores de linhas de montagem, costureiras e outros. Essas pessoas passam várias horas fazendo o mesmo movimento com as mãos ou braços, o que pode causar a inflação das estruturas ósseas, musculares, dos tendões ou mesmo comprimir os nervos e afetar a circulação.

Existem várias doenças que podem ser enquadradas nesse grupo LER/DORT cada uma delas com uma característica diferente, mas que irão levar, no final, ao sintoma de dor, fraqueza e fadiga das articulações, o que pode impedir a pessoa de trabalhar normalmente. Principais lesões Em sua forma clínica típica, as LER/DORT apresentam-se como um processo inflamatório doloroso que atinge os tendões, as bainhas sinoviais e os músculos.
 
As estruturas mais atingidas podem ser: músculos flexores dos dedos; bíceps braquial; músculos flexores e extensores do braquio. Dentre as lesões mais frequentes podemos citar:

Na coluna


- Hipercifose torácica;
- Hiperlordose;
- Escoliose.

Na coluna cervical


- Síndrome da tensão cervical;
- Síndrome do desfiladeiro torácico.

No cotovelo


- Epicondilites.
 
No punho


- Tenossinovite dos flexores do punho e dedos;
- Tenossinovite dos extensores do carpo e dedos;
- Tendinite de De Quervain;
- Síndrome do Túnel do Carpo.

Na mão


- Fascite Palmar e Miosite dos Lumbricais

Alongar-se é fundamental para compensar o estresse causado nos músculos, articulações e coluna após um dia puxado de trabalho. O alongamento muscular faz com que se ganhe flexibilidade, ao mesmo tempo em que relaxa os músculos, alivia a tensão e o impacto nas articulações e ativa a circulação, razão pela qual o alongamento ajuda a aquecer a musculatura antes da atividade. A ginástica laboral é a combinação de algumas atividades físicas e tem como característica comum melhorar a condição física do indivíduo em seu trabalho. Exercícios de fácil realização são feitos na própria empresa e contribuem para melhorar o desempenho físico e, principalmente, o posicionamento frente aos diversos postos de trabalho.


Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVD e Cursos Online, da área Esportes.
Por Silvana Teixeira.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!