WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

Irrigação é suprimento na quantidade e hora corretas

Para o produtor rural não basta apenas ter um projeto bem dimensionado, existe uma tarefa que depende muito mais dele que do técnico responsável, que é o manejo de irrigação

A irrigação é uma técnica que já se firmou como sendo grande aliada para obtenção de uma elevada produção de alimentos.

A irrigação é uma técnica que já se firmou como sendo grande aliada para obtenção de uma elevada produção de alimentos.

O aumento da população mundial exige que a agricultura dos dias atuais seja cada vez mais arrojada, adotando técnicas de produção bem planejadas e eficientes, de tal forma que proporcionem um aumento na produtividade das culturas e, ao mesmo tempo, sem agredir o meio ambiente. A irrigação é uma técnica que já se firmou como sendo grande aliada para obtenção de uma elevada produção de alimentos para abastecer o mercado interno e externo, contribuindo para aumentar a lucratividade dos produtores agrícolas.

Trata-se de uma técnica que consiste em se fazer o fornecimento de água do solo, de forma econômica, na quantidade suficiente e no momento certo, visando criar condições adequadas de umidade, necessárias para o pleno desenvolvimento das culturas. Em alguns casos, é utilizada para completar o fornecimento de água, quando as chuvas não são totalmente suficientes e, também, pode enriquecer o solo por meio da deposição de elementos fertilizantes.

Além de proporcionar maior produtividade das culturas e produtos de melhor qualidade, a irrigação também permite obter benefícios como: viabilizar lavouras em regiões com regime de chuvas irregular; aumentar lucros para o produtor; proporcionar segurança ao mesmo e a permanência do homem no campo; viabilizar o potencial de insumos mais modernos; bem como possibilita fazer a programação dos cultivos ao longo do ano.  

Entretanto, para que todos esses benefícios sejam alcançados, a irrigação deve ser encarada como um processo de suprimento de água para as culturas, na quantidade e na hora correta, evitando assim, desperdícios de água e gastos desnecessários.  

Cumprindo seu papel de disponibilizar conhecimentos sobre os principais aspectos relacionados aos sistemas de irrigação CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o curso “Irrigação em Pequenas e Médias Propriedades”, no qual você receberá informações do professor Rubens Alves de Oliveira e do professor Márcio Mota Ramos, ambos Doutores, especialistas em irrigação do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa – MG.

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2170/m-irrigacao-pequena-propriedade.jpg

Com a irrigação é possivel obter maior produtividade das culturas e produtos de melhor qualidade.

No curso são abordados assuntos como: conceitos básicos; método de irrigação por aspersão convencional, portáteis, fixos e irrigação sub-copa; uso do pivô central e do mini-pivô central; irrigação localizada; irrigação por superfície; e manejo de irrigação.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Para o produtor rural não basta apenas ter um projeto bem dimensionado, existe uma tarefa que depende muito mais dele que do técnico responsável pelo projeto, que é o manejo de irrigação. Será por meio desse, bem conduzido, que o produtor fará economia de água e de energia, fornecendo às culturas apenas a quantidade de água necessária em cada ocasião, e não operando sempre o seu sistema na máxima capacidade.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!