WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Invista em um dos setores que mais cresce no mundo, especialmente no Brasil

Setor hoteleiro se expande para suprir as necessidades da Copa e das Olimpíadas

O setor hoteleiro tem tido um desenvolvimento bastante expressivo no mundo todo. No Brasil, o considerável investimento nessa área se deve principalmente aos grandes eventos esportivos com sede aqui nos próximos anos, a Copa e as Olimpíadas. A capacitação de profissionais dessa área é fundamental para que o serviço prestado aos hóspedes tenha uma qualidade que vá além das expectativas. O profissional que pretende se iniciar nesse campo e até mesmo aqueles que já estão trabalhando devem estar conscientes do quanto essa área tem crescido e precisado, portanto, adequar-se às exigências do mercado.

Sorria sempre, diga palavras agradáveis e demonstre disposição para fazer o melhor pelo cliente

O CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Treinamento em Reservas e Recepção com a finalidade de capacitar todas as pessoas que pretendem se dedicar a esse ramo promissor. O professor Lairson Lopes Sena é coordenador pedagógico da HOTEC – Faculdade de Tecnologia  em Hotelaria, Gastronomia e Turismo de São Paulo e afirma que os serviços da recepção devem ser impecáveis porque é onde se dá o primeiro contato do hóspede com o hotel, ou seja, os funcionários precisam ser treinados para exercer suas funções de maneira eficiente e satisfatória. Assim, o hotel poderá garantir uma boa clientela e, consequentemente, bons resultados diante da concorrência.

O hotel e seus setores

O coordenador pedagógico discorre sobre a importância do setor de recepção nos hotéis, pois ele é responsável pelo fluxo de clientes e faz a conexão do hóspede com os demais departamentos. Os  setores de um hotel são basicamente divididos em: alimentos e bebidas, recepção, manutenção, marketing e vendas, governança e segurança. No entanto, esses serviços podem e devem ser alterados para se adequar às reais necessidades do hotel. Assim, quanto maior o seu porte, mais serviços ele terá que oferecer, ou seja, terá vários departamentos diferentes.

É imprescindível que o recepcionista saiba trabalhar em equipe e respeitar os seus colegas

Sena cita que, além de os setores de um hotel serem determinados de acordo com a sua estrutura, os padrões variam de país para país. No caso do Brasil, consideramos um hotel de pequeno porte aquele que tem até 50 quartos e de médio porte aquele que tem até 150 quartos. Uma pesquisa realizada pela BSH – Travel Research aponta que deverão ser investidos cerca de R$ 7,3 bilhões em novos hotéis no Brasil até 2014 para acomodar quem vier para a Copa. De acordo com esse estudo, há 198 hotéis previstos para abrir até o final de 2014, gerando cerca de 31.729 empregos diretos.

Características do recepcionista

Sena explica que, para trabalhar como recepcionista, o profissional precisa ser capacitado, comunicativo, dedicado e representar a hospitalidade do local onde trabalha. Todo cliente gosta de ser bem recebido e Sena lembra que a famosa propaganda “boca a boca” ainda é a melhor e mais eficiente forma de divulgar o seu negócio. Portanto, não adie mais a capacitação dos seus funcionários e obtenha um grande diferencial na forma de tratamento interpessoal disponível na sua empresa. Antes de qualquer coisa, o recepcionista deve saber exatamente qual deve ser a sua postura e aprender a lidar com situações especiais.

Postura do recepcionista

O recepcionista está sendo o tempo todo avaliado pelos hóspedes, que veem nele um verdadeiro representante da imagem do hotel. Desse modo, segundo o coordenador pedagógico, algumas atitudes são primordiais. Em primeiro lugar, é imprescindível que o funcionário da recepção:

- seja cordial, educado e respeite seus superiores, colegas e clientes;
- saiba trabalhar em equipe;

Ofereça ao hóspede um atendimento caloroso, hospitaleiro e cortês

- busque sempre atualização na sua área profissional;
- procure resolver os problemas, sem transferi-los para os outros e sem acusar os colegas de trabalho;
- ofereça ao hóspede um atendimento caloroso, hospitaleiro e cortês;
- sorria sempre, diga palavras agradáveis e demonstre disposição para fazer o melhor pelo cliente;
- mostre-se eficiente na solução de problemas;
- cumprimente o cliente, desejando-lhe bom dia, boa tarde ou boa noite e use palavras como "obrigado", "com licença", "desculpe" e "por favor";
- seja honesto, pois o recepcionista tem a responsabilidade de receber os pagamentos e, também, pode assumir a guarda de objetos de valor.

Baseado em informações cedidas pelo Sebrae, Sena elenca as atitudes que nunca devem ser tomadas pelos recepcionistas:

- falar ou rir em voz alta;
- mascar chicletes ou chupar balas;
- fumar;
- utilizar o telefone para assuntos pessoais;
- realizar o atendimento ao cliente sentado, com indiferença ou deselegância;
- sair da recepção, deixando o setor sem ninguém para atender;
- fazer o cliente esperar mais que 10 min, esquecendo de dar-lhe as boas-vindas.

É fundamental usar maquiagem e acessórios discretos, uniforme limpo e passado, e manter as unhas aparadas e com esmalte claro

A apresentação pessoal do funcionário é tão importante quanto a sua postura. Sena afirma que ele deve zelar pela sua imagem e pela imagem do hotel mantendo-se sempre na mais perfeita higienização. As unhas devem estar constantemente limpas e aparadas e, no caso das mulheres, com esmaltes de cor clara. Joias, bijuterias e outros acessórios devem ser discretos, bem como o perfume, que deve ser suave. Os dentes e os cabelos precisam estar sempre muito bem limpos. Por fim, o uniforme deve ser mantido impecavelmente limpo e passado.

Invista em sabedoria e excelência na prestação de serviços

Se você pretende garantir um serviço de qualidade aos seus hóspedes e se tornar uma referência em bom atendimento no mercado hoteleiro, invista no treinamento de seus colaboradores. Vale ressaltar que os cursos elaborados pelo CPT referentes à rede hoteleira destinam-se não somente ao empresário mas também aos funcionários. Portanto, se você pretende se firmar no mercado de trabalho como um recepcionista qualificado e valorizado, comece a se preparar agora mesmo e conquiste o emprego dos seus sonhos em 2012.

Por Camila Guimarães Ribeiro

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!