WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Insetos que atacam cães

Assim como acontece conosco, os cães também podem ser atacados por insetos e se sentirem extremamente incomodados com isso

Cachorro com coceira

Assim como acontece conosco, os cães também podem ser atacados por insetos e se sentirem extremamente incomodados com isso. Algumas espécies de parasitas, como as pulgas, chegam a transmitir infecções.

É preciso estabelecer uma rotina higiênica eficiente para os bichinhos, não deixando de submetê-los a banhos com os produtos certos e tosas, sempre limpando o local onde dormem e evitando que entre em contatos com animais infectados.

Confira abaixo algumas informações a mais sobre os insetos que mais afetam os cães.

Piolhos

As fêmeas do piolho depositam seus ovos na pele do animal, entre os pelos, e, em questão de dias, os piolhos adultos já estão formados. A infestação desses insetos provoca intensa coceira, ao ponto de formar feridas, e queda da pelagem.

São transmissíveis de um animal para outro por meio do contato direto, pois os piolhos não possuem asas.

Pulgas

Famosas por conseguirem saltar grandes distâncias comparadas ao seu tamanho, as pulgas espalham-se rapidamente de um hospedeiro para outro, causando verdadeiras epidemias entre os cães.

Alessandra Sayegh Arreguy Silva, professora do Curso a Distância CPT Primeiros Socorros para Cães e Gatos, esclarece que “a dermatite alérgica à picada de pulga (prurigo estrófulo) é o caso mais comum entre os animais. É um tipo muito comum, causado pela saliva da pulga. São necessárias apenas algumas picadas para começar o problema. Ocorrem, em geral, em cães que tenham entre três e quatro anos.”

Moscas que mordem

As moscas que atacam os cães, dentre as quais estão as moscas de estábulo e moscas de cervos, geralmente afetam as partes do corpo canino mais sensíveis, como as orelhas e o nariz. As feridas abertas no momento da picada atraem as moscas fêmeas que depositam seus ovos nelas, os quais eclodem em larvas que podem causar infestações severas, ao ponto de precisar remover parte do tecido afetado para extrair extraí-las.

Espécies confundidas com insetos

Outros organismos que comumente atacam os cães são os carrapatos e ácaros, no entanto, eles não são insetos e, sim, aracnídeos.

Os carrapatos são hematófagos (se alimentam do sangue do animal) e podem transmitir doenças, como a doença de Lyme. Os ácaros podem ocorrer por toda a extensão do corpo canino, a exemplo disso destacam-se os ácaros de orelha os quais, se não tratados, podem causar infecções severas e até surdez.

 

Aprenda mais sobre a saúde dos animais domésticos adquirindo os Cursos a Distância CPT da área de PET.

Curso Primeiros Socorros para Cães e Gatos - Principais Acidentes

Curso Banho e Tosa em Cães e Gatos - Infraestrutura, Banhos e Tosa Higiênica

Curso Tosas em Cães e Gatos e Acidentes em Pet Shop

 

Fonte: eHow - ehow.com.br

Por Bruna Falcone Zauza

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?