WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Informações básicas sobre ares-condicionados

Quais são os principais modelos? O que é BTU? Como garantir a segurança na instalação do ar-condicionado? Confira aqui

Ar-condicionado - imagem ilustrativa

Jaime Alan de Brito, um dos professores do Curso CPT Manutenção de Condicionar de Ar Split, destaca que os ares-condicionados têm deixado de ser um item de luxo e vêm se tornando uma necessidade em muitos lares, empresas e estabelecimentos comerciais, impulsionados pelas altas temperaturas.

Quem trabalha com esse tipo de aparelho, precisa conhecer tudo sobre a manutenção preventiva e corretiva destes equipamentos, sejam eles do tipo convencional ou inverter, bem como todo material que esse profissional precisa reunir para exercer a atividade. Em resumo, para ser um profissional de sucesso, é importante estar bem informado sobre tudo o que envolve a parte técnica dos ares-condicionados.

Nesse sentido, a seguir, apresentamos algumas informações técnicas sobre ares-condicionados para quem deseja trabalhar com esse eletrodoméstico:

Quais são os principais modelos de ar-condicionado?

- Ar-condicionado portátil

Como o próprio nome já diz, esse modelo é portátil e pode ser levado de um cômodo para o outro, o que é uma vantagem considerável. Entretanto, é mais indicado para cômodos pequenos, sendo pouco eficiente para cômodos grandes.

- Ar-condicionado split

O ar-condicionado split é o mais popular de todos os modelos devido à praticidade e à eficiência que apresenta. Em relação ao modelo anterior, pode ser utilizado tanto em cômodos grandes ou pequenos, a depender da capacidade escolhida.

- Ar-condicionado inverter

Um dos modelos mais recentes, o ar-condicionado inverter é uma excelente opção para quem deseja combinar silêncio, durabilidade e praticidade. É também uma opção mais econômica e, ainda que seja um pouco mais caro, promove boa redução na conta de energia.

- Ar-condicionado de janela

Apesar de já estar em desuso, os ares-condicionados de janela são considerados mais compactos e ainda são encontrados em muitas residências. Para instalá-lo, é necessário um buraco na parede e ele também é indicado para cômodos menores.

- Ar-condicionado central

Esse modelo é ideal para locais de grande porte, pois é instalado a partir de dutos no teto e consegue atender ambientes maiores, como shoppings, cinemas e consultórios, pois possui maior capacidade de refrigeração.

O que significa BTUs e qual a relação com o local onde o ar-condicionado será instalado?

BTU é uma sigla que se refere a Unidade Térmica Britânica, que interfere na instalação do aparelho, a depender do local onde será instalado. Cada BTU representa a quantidade de frio necessária para reduzir em 0,56°C a temperatura da água, isto é, cômodos menores precisarão de ares-condicionados com capacidade menor. E não só o tamanho do cômodo interfere nesse cálculo, como também a densidade e o peso da água, a incidência solar e a quantidade de pessoas e aparelhos no loca. Por exemplo, uma área de 9m² precisará de um ar-condicionado de 7.500 BTUs, caso receba sol somente na parte da manhã, ou de 9.000 BTUs caso receba sol o dia todo.

O que preciso saber para a instalação desse aparelho?

- Substâncias perigosas

Algumas substâncias podem interferir no funcionamento e na operação do aparelho, como gases combustíveis, gás sulforoso, ar marítimo e óleo de máquinas. Além do funcionamento, também interferem na segurança, requerendo atenção na hora de instalar.

- Capacitação

Somente pessoas capacitadas devem instalar esse tipo de aparelho, inclusive para garantir a integridade do ar-condicionado e a segurança de quem o usará. Somente com conhecimento técnico é possível evitar acidentes e prejuízos.

Unidade interna e unidade externa

A maioria dos modelos de ar-condicionado é composta por duas unidades: a interna, também chamada de evaporadora; e a externa, que é conhecida como condensadora. Enquanto a primeira está mais protegida, por estar em um ambiente interno, a segunda, geralmente fixada em paredes, precisa de suporte para instalação.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Refrigeração:

Manutenção de Condicionador de Ar Split
Instalação de Condicionador de Ar Split
Condicionadores de Ar de Grande Porte – Chiller-Fan Coil, Self Contained e Roof Top

Fonte: Triider – triider.com.br/blog/
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!