WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Hummmm... Receita de maionese de tudo: crie inúmeros sabores!

Descubra como fazer maionese e acrescente ingredientes para deixá-la do seu gosto!

Receita feita com maionese

A maionese é um dos molhos mais conhecidos internacionalmente e tem ganhado diferentes versões com o passar dos anos. Mas, não estamos falando da maionese industrializada, estamos falando da caseira, que ainda admite inúmeras variações. Diferentes chefs têm ganhado reconhecimento por saber prepara-la e, em muitos pratos, ela se torna o destaque, complementando sanduíches e outras iguarias.

André Ansanelli, professor do Curso a Distância CPT Treinamento de Chapeiro e Lancheiro, exalta a maionese, como sendo, no caso dos lanches de chapa, um ingrediente extremamente versátil e que realça o sabor.

A maionese é resultado de um improviso feito com ovos e azeite, com a intenção de substituir o creme de leite em um banquete feito para as tropas do Duque de Richelieu na cidade de Mahon, na Espanha, por volta de 1756. Seu nome vem da cidade de Mahon e, a partir daí, se tornou um dos ingredientes mais versáteis da gastronomia.

Qual a receita básica?


A receita básica da maionese feita em casa leva: ovo, óleo, sal e vinagre ou limão, em diferentes proporções, de acordo com a fórmula escolhida. Algumas variações podem ocorrer, como quando pessoas usam só a gema ou quem use só as claras.

O óleo talvez seja o ingrediente mais misterioso, pois é muito difícil encontrar uma medida exata. Em todas as receitas, é preciso adicionar aos poucos enquanto a mistura é batida até que chegue no ponto ou quando o meio da mistura fechar no liquidificador.

O sabor pode ser variado de acordo com o seu gosto. É possível acrescentar mostarda, ketchup, alho, shoyu, açafrão, curry, salsinha ou algum outro tempero preferido em pó, seco ou fresco, lembrando sempre de provar até que a maionese atinja o sabor desejado.

Tem algum segredo?


Ainda que a maionese pareça simples, ela pode dar errado na falta de técnica e cuidados básicos. Confira algumas dicas podem ajudar para que ela não desande:

- Bata sem parar para que os líquidos se unam homogeneamente;

- O óleo precisa ser adicionado “em fio”, lentamente. Se adicionar tudo de uma vez, a mistura não engrossa;

- Use, preferencialmente, ingredientes à temperatura ambiente;

- Coloque inicialmente os temperos. Caso seja preciso ajustar o sabor ao final, tire-a do liquidificador e misture com uma espátula para que não desande;

- Caso a sua maionese insista em continuar mole, adicione algumas gotas de água ou uma pedra de gelo. Isso ajudará caso você esteja no meio da receita, não sendo útil em casos em que a maionese já tenha desandado de vez;

- A maionese caseira tem prazo de validade curto. Após prepará-la, conserve na geladeira por, no máximo, três dias.

Azeite ou óleo?


A receita original pede óleo. Use preferencialmente o de canola ou milho, por serem mais leves que o de soja. Algumas pessoas optam por adicionar azeite o no lugar do óleo, o que pode deixar a maionese mais cara e mais amarga, caso seja batida em excesso.

Conheça os Cursos a Distância CPT, e Cursos Online da Área Gastronomia:


Treinamento de Chapeiro e Lancheiro
Básico de Cozinha
Profissional de Cozinha

Fonte: Comidas e bebidas UOL – comidasebebidas.uol.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?