WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Horta - como plantar Rabanete (Raphanus sativus)

Horta - como plantar Rabanete (Raphanus sativus)

 

O Rabanete (Raphanus sativus) é uma hortaliça que possui cultivares europeus e cultivares orientais. Os cultivares europeus podem ser pequenos ou grandes, e podem ser redondos ou compridos. A cor externa das raízes pode ser vermelha, rosa, roxa, branca, verde, preta e amarela ou creme. É uma planta herbácea anual, cuja parte comestível é a raiz, podendo também ser utilizado o pecíolo.

Fáceis de cultivar e rápidos a crescer, é possível plantar rabanetes de forma a consumi-los quase o ano inteiro – basta optar entre o Rabanete de Primavera ou o Rabanete de Inverno. Em ambos os casos, obtém-se legumes frescos e sempre saborosos.

Cultivados na antiga civilização egípcia, desde sempre que os rabanetes são apreciados pelas suas propriedades curativas e sabor distinto. Recheado de antioxidantes, glucose, vitamina C, substâncias bioativas, óleos de mostarda e glucosinolatos, entre outros, o Rabanete é eficaz na prevenção de doenças oncológicas, bem como no apoio do funcionamento, a 100%, dos sistemas gástrico e intestinal. Um legume bastante completo, tendo em conta que também as suas folhas e flores são comestíveis, sendo amplamente utilizadas na preparação de chás e saladas.

Existem dois principais tipos de rabanetes: os rabanetes de Primavera, que têm como principais características um crescimento rápido, um aroma pouco intenso, uma cor que pode variar entre o branco, vermelho e rosa; e uma forma que tanto pode ser cilíndrica, oval ou esférica. Os rabanetes de Inverno, por sua vez, demoram mais tempo a desenvolver e a crescer, mas são mais aromáticos.

Como plantar Rabanete

1. O Rabanete geralmente cresce melhor entre 8°C e 20°C, mas existem cultivares adaptados as mais diversas condições climáticas. Pode crescer sob sol direto ou na sombra parcial desde que a luminosidade seja alta.

2. Plante em solo fofo e sem pedras ou as raízes poderão ficar tortas e ramificadas, especialmente nos cultivares que têm raízes compridas. O solo deve ser rico em matéria orgânica, fértil, bem drenado e com pH acima de 5,5. O Rabanete não precisa de solo rico em nitrogênio.

3. A planta necessita de uma boa disponibilidade de água, mas o solo não deve ficar encharcado. Nunca deixe o solo secar completamente.

4. As sementes devem ser plantadas diretamente no local definitivo na horta.

5. O Rabanete pode ser cultivado entre as linhas de outras hortaliças (especialmente os cultivares de Rabanete de tamanho pequeno), como alface, cenoura, pepino, abobrinha, feijão-de-vagem, ervilha, espinafre, chicória e milho.

6. Os cultivares pequenos podem ser cultivados com facilidade em vasos e jardineiras. Os cultivares de maior porte podem ser cultivados em vasos que tenham um tamanho apropriado ao porte do cultivar.

7. Retire com cuidado as plantas invasoras que possam estar competindo por recursos e nutrientes.

8. O início da colheita depende do cultivar plantado, mas geralmente se dá em 25 a 32 dias para os cultivares de pequeno porte. Estes devem ser colhidos sem muito atraso, pois as raízes vão se tornando lenhosas e amargas. Cultivares maiores são geralmente colhidos de 60 a 80 dias após o plantio. Alguns cultivares de rabanetes são plantas anuais, enquanto outros são plantas bianuais.

Aprimore seus conhecimentos acessando os Cursos CPT, da área Horticultura, entre eles o Curso Horta Caseira - Implantação e Cultivo, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Entre os mais comuns, fáceis de serem cultivados e manejados, listam-se os seguintes vegetais listados nos links de referência abaixo. Clique e confira!

Horta - vegetais cultivados em pequena quantidade para o consumo próprio

Abobrinha (Cucurbita pepo L.)

Acelga (Beta vulgaris cicla)

Agrião (Nasturtium officinale)

Alcachofra (Cynara cardunculus subsp scolymus)

Alface (Lactuca sativa)

Alho Poró (Allium porrum)

Almeirão (Cichorium intybus)

Aspargo (Asparagus setaceus)

Bardana (Arctium lappa)

Batata (Sclanum tuberosum)

Berinjela (Solanum melongena)

Beterraba (Beta vulgaris)

Brócolis (Brassica oleracea)

Cebola (Allium Cepa L.)

Cenoura (Daucus carota)

Chicória (Cichorium endivia)

Couve (Brassica oleracea)

Couve-flor (Brassica oleracea var. botrytis L.)

Ervilha (Pisum sativum)

Espinafre (Spinacia oleracea)

Fava (Vicia faba)

Grão-de-bico (Cicer arietinum L.)

Inhame (Colocasia esculenta)

Mandioquinha (Arracacia xanthorrhiza)

Mostarda (Sinapis alba)

Nabo (Brassica rapa L.)

Ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata Miller)

Pepino (Cucumis sativus)

Pimentão (Capsicum annuum)

Quiabo (Abelmoschus esculentus)

Repolho (Brassica oleracea var. Capitata L.)

Serralha (Sonchus oleraceus)

Taioba (Xanthosoma sagittifolium)

Tomates (Solanum lycopersicum)

Vagem (Phaseolus vulgaris)

Por Silvana Teixeira

Fontes: Hortamiga, nplantas, Portal do Jardim, Globo Rural, Globo Rural, Jardinaria, O Meu Jardim, Site Unimed, Frutas no Brasil, Saberes do Jardim, Vovó que ensinou, Horta em Casa, Como Fazer Tudo, Portal São Francisco

Horta - como plantar Rabanete (Raphanus sativus)

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Sérgio Silva

18 de jun. de 2021

Estou tendo problemas em cultivar rabanetes. Eles não ficam estiolados e não criam a raiz típica da hortaliça . Folhas ficam viçosas, mas nada de rabanete. Seria falta de sol?

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de jun. de 2021

Olá,Sérgio Silva

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

O CPT trabalha com a produção e comercialização de cursos de capacitação a distância onde ao adquiri-los o aluno aprimora seus conhecimentos e enriquece sua grade curricular.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!