Pesquisas recentes comprovaram que profissionais multitarefas não conseguem realizar todas as atividades com a qualidade que deveriam. Por isso, elas devem ser distribuídas, equilibradamente, por ordem de prioridade, para serem bem executadas. Além disso, “os gestores devem concentrar sua atenção em funções que cabem apenas a eles próprios. Quanto às outras, elas podem ser delegadas a colaboradores com competência para tal”, afirma Márcia Aparecida Clarindo Oliveira, professora do Curso CPT Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança.
Foque em tarefas específicas
O gestor deve categorizar as tarefas para delegá-las aos membros de sua equipe. Dessa forma, ele ganha mais tempo para executar ações estratégicas concernentes a seu cargo. Ao descentralizar funções, o profissional de gestão consegue cumprir, com excelência, suas obrigações e responsabilidades. Afinal cargos de liderança exigem maior concentração e foco para o estabelecimento de metas e objetivos em prol do crescimento da corporação.
Forneça suporte aos funcionários
Delegar tarefas alivia a carga de demandas do gestor, mas é importante acompanhar de perto o desempenho dos colaboradores. No processo, deve-se oferecer suporte aos integrantes do time, em especial se houver dúvidas e dificuldades para a execução das tarefas. Além do apoio à equipe, o gestor deve garantir meios para a realização das atividades, como equipamentos e softwares.
Identifique os talentos na equipe
Ao encontrar talentos na equipe, torna-se impreterível relacionar as tarefas aos mais qualificados para que as desenvolvam com maestria. Entretanto, o gestor deve considerar as funções concernentes ao colaborador, bem como a carga horária semanal ou mensal na empresa. Outra vantagem de distribuir tarefas a funcionários competentes para executá-las é poder lhes confiar atribuições importantes mesmo se o gestor entrar de férias.
Envie contínuos feedbacks
Compartilhar responsabilidades com os colaboradores ajuda na evolução destes na empresa. Entretanto, os membros do time, responsáveis por funções que lhes foram estrategicamente delegadas, devem saber a quantas anda a sua performance. Para isso, o gestor deve enviar contínuos feedbacks à equipe, ao mesmo tempo em que oferece treinamento “on the job” para o aprimoramento de competências e habilidades.
Seja o melhor líder coach
Ser líder coach é estimular os colaboradores às melhores soluções, de forma autônoma e madura. Para tanto, é indispensável saber escutar os membros da equipe, mostrar interesse em suas ideias e usar as mais assertivas para solucionar problemas ou instituir inovações na empresa. O líder que age como treinador do seu time sabe aproveitar o que há de melhor em seus colaboradores em prol de resultados favoráveis à corporação.
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Fonte: exame.abril.com.br
Por Andréa Oliveira.
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