WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Furtos e assaltos em escolas: o que fazer?

Não existem normas infalíveis para evitar essas ações criminosas, mas existem diversas medidas e providências que a escola pode adotar para dificultar ou impedir a ação dos criminosos

Furtos e assaltos em escola: o que fazer?   Artigos Cursos CPT

 

Os furtos e assaltos contra estabelecimentos de ensino vêm crescendo a cada dia. Os furtos podem ser divididos em internos e externos. No primeiro caso, os furtos são praticados pelo público interno, ou seja, funcionários, professores ou alunos. No segundo caso, os furtos são praticados por pessoas que entram no estabelecimento com o objetivo de furtar.

“Já os assaltos e arrombamentos são praticados por criminosos profissionais, que planejam e executam a operação criminosa”, afirma Prof. Plácido Soares, professor do Curso a Distância CPT Segurança em Estabelecimentos de Ensino, em Livro+DVD e Curso Online.

Não existem normas absolutamente infalíveis para evitar essas ações criminosas, mas existem diversas medidas e providências que a escola pode adotar para dificultar ou impedir a ação dos criminosos.

O que fazer?


A primeira providência a ser adotada é criar mecanismos capazes de impedir a prática de crimes por parte do público interno. Não são raros os casos de envolvimento de funcionários, professores e alunos na ocorrência de crimes dentro da escola, tanto os praticados diretamente, como contribuindo para sua execução, através do fornecimento de informações para que criminosos possam agir contra o estabelecimento de ensino. Por isso, a escola deve ter uma política correta de contratação de pessoal, dando especial atenção ao aspecto da Segurança, ou seja, evitando contratar pessoas que possam vir, de alguma forma, causar dano ao estabelecimento.

Com relação aos furtos e assaltos, a adoção de medidas preventivas, integrando sistemas eletrônicos, com a vigilância desenvolvida pelo elemento humano, pode produzir resultados extremamente positivos na inibição de atos criminosos dentro do ambiente escolar, conforme
veremos mais à frente.

Medidas preventivas


Não existem métodos perfeitos ou infalíveis para evitar essas ações criminosas, mas existem algumas medidas e providências que a escola pode adotar, para dificultar ou impedir a ação dos criminosos. Assim, recomenda-se a adoção das seguintes medidas:
• Não deixe objetos de valor em locais onde possam ser facilmente subtraídos.
• Instale alarmes e circuito-fechado de TV em locais estratégicos onde se possa ter um efetivo controle da situação.
• Se possível, contrate uma empresa de segurança, que mantenha um serviço de monitoramento com apoio de um tático-movel, capaz de ser acionado em socorro da escola, quando isso se fizer necessário.
• Utilize trancas e fechaduras de boa qualidade. Adote o sistema de segredos para as áreas sensíveis e importantes da escola.
• Desenvolva campanhas educativas junto a professores, alunos e funcionários. Tente mantê-los como aliados na defesa do patrimônio da escola.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Administração Escolar.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?