WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Formigas Cortadeiras: uso de barreiras físicas

Pode-se utilizar um recipiente com formato de bacia em anel, cheio de água com detergente ou óleo queimado, colocado ao redor da árvore ou muda

Formigas Cortadeiras: uso de barreiras físicas


Esse tipo de tática pode ser útil em casos de plantio de árvores isoladas, pequenos pomares ou viveiros, canteiros, pequenos reflorestamentos, área experimentais e em áreas urbanas.

Consiste em uma técnica de prevenção, colocando obstáculos entre as árvores e as formigas cortadeiras. Pode-se utilizar um recipiente com formato de bacia em anel, cheio de água com detergente ou óleo queimado, colocado ao redor da árvore ou muda.

Para a instalação da mesma, pode-se utilizar um pneu velho e partido ao meio, ou ainda construí-la com cimento ou argila. A principal vantagem do pneu velho é o custo de instalação relativamente baixo. Porém, é um material menos resistente e durável. Há necessidade de manter a água ou o óleo queimado sempre limpos, para evitar o ataque das formigas cortadeiras.

O uso do Chapéu Chinês, como é conhecido, associado a substâncias repelentes é mais uma alternativa para as pequenas áreas. Recomenda-se utilizar esse tipo de barreira, quando se deseja impedir o acesso das formigas à copa das árvores. Ele deve ser colocado na base da árvore, como se fosse um anel rodeando o tronco. A substância repelente deve ser passada em toda a porção inferior do chapéu. Como o seu tamanho é regulável, o chapéu pode ser usado em árvores de diferentes espessuras.

Entre as opções citadas, talvez o gel seja a de aplicação mais simples. O que vai diferenciar a maior ou menor facilidade de aplicação é o tipo de embalagem em que o produto é comercializado. Por exemplo, a embalagem em forma de tubetes é muito simples de ser trabalhada. Já a embalagem em pote vai requerer uma espátula para fazer a aplicação, o que pode dificultá-la.

É importante não se esquecer de deixar a área em torno da árvore sempre limpa, sem mato algum. Dessa forma, evita-se que as formigas utilizem o mato para ultrapassarem o gel, atacando as folhas. Em casas de vegetação, ou em estufas, o vidro e a tela fina promovem o completo isolamento das mudas e arbustos lá cultivados. O uso de bandagens plásticas com adesivos ou com substâncias repelentes pode ser adotado, quando se deseja impedir o acesso das formigas à copa das árvores.

O plantio de mudas em tubetes, usando viveiros suspensos, tem sido muito utilizado para prevenir o ataque de formigas em mudas. Esses tubetes dificultam o contato das formigas com as mudas, evitando o ataque. Outra vantagem dessa prática, é que, as mudas, quando transplantadas, estarão maiores e mais resistentes às pragas.

Gostou do assunto? Conheça os Cursos CPT da área Agricultura.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?