
O conceito atual de manejo integrado de formigas cortadeiras deve ser entendido como o uso de técnicas de combate, apenas quando necessárias para estabelecer um controle sobre as formigas cortadeiras. Além disso, deve ser feito com metodologias que causem o mínimo impacto ao ambiente. Dessa forma, será obtida redução significativa nos custos com controle, e diminuição do uso de produtos químicos, em comparação com sistemas tradicionais de controle.
O sucesso do manejo integrado de formigas cortadeiras, em reflorestamentos, por exemplo, começa com a eficiente extinção das colônias, antes do preparo do solo em que se vai plantar a nova floresta. Tal sucesso é maior, quando complementado pelo plantio de espécies florestais resistentes ao ataque de formigas, quando se preserva a vegetação nativa que serve de alternativa de forrageamento para as formigas, e quando é feito um monitoramento cuidadoso dos danos que as mesmas estão causando, além das medidas de combate em locais que apresentem essa necessidade.
Deve-se lembrar, entretanto, que prevenir é sempre o melhor caminho a ser seguido pelo silvicultor ou agricultor.
Confira, abaixo, algumas dicas extreamente necessárias ao controle formaigas cortadeiras. Estas informações e tecnologias foram devidamente testadas e aprovadas por pesquisas em campo. Portanto, saiba como agir ao se deparar com este problema e tenha sucesso em seu empreendimento.
- Formigas Cortadeiras - espécies, manejo integrado e métodos de combate à praga
- Importância do controle e do combate das saúvas e quenquéns
- Quem são as saúvas e os quenquéns e como vivem
- O que são as técnicas preventivas ao ataque de saúvas e quanquéns
- Uso de plantas poucos apreciadas, resistentes ou tóxicas
- Desmatamento racional e diversificação do plantio
- Conservação de inimigos naturais
- Combate direto com formicidas
- Combate químico por formicidas em pó
- Combate químico por iscas granuladas
- Combate químico por termonebulização
Por Silvana Teixeira
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.