
O controle mecânico de formigas cortadeiras consiste na extirpação de seus ninhos na área e, embora seja inviável em propriedades extensas, é extremamente útil em pequenas áreas, especialmente no caso de ocorrência de quenquéns, cujas panelas de fungos são mais superficiais.
No caso do gênero Atta, essa técnica só é recomendada até os três ou quatro meses seguintes à revoada, uma vez que, nessa época, a rainha ainda se encontra em pequena profundidade (cerca de 20 cm). A localização dos sauveiros novos é facilitada pelo montículo de terra solta formado de grânulos pequenos e amontoados ao redor do olheiro inicial. A escavação é feita com o auxílio de uma enxada ou pá, até que se encontre e elimine a rainha. A escavação não deve ser feita imediatamente após a revoada, pois a grande maioria das rainhas irá morrer, naturalmente, sem conseguir implantar uma nova colônia.
Confira, abaixo, algumas dicas extreamente necessárias ao controle formaigas cortadeiras. Estas informações e tecnologias foram devidamente testadas e aprovadas por pesquisas em campo. Portanto, saiba como agir ao se deparar com este problema e tenha sucesso em seu empreendimento.
- Formigas Cortadeiras - espécies, manejo integrado e métodos de combate à praga
- Importância do controle e do combate das saúvas e quenquéns
- Quem são as saúvas e os quenquéns e como vivem
- Manejo integrado de saúvas e quenquéns
- O que são as técnicas preventivas ao ataque de saúvas e quanquéns
- Uso de plantas poucos apreciadas, resistentes ou tóxicas
- Desmatamento racional e diversificação do plantio
- Conservação de inimigos naturais
- Combate direto com formicidas
- Combate químico por formicidas em pó
- Combate direto com formicidas
- Combate químico por formicidas em pó
- Combate químico por iscas granuladas
- Combate químico por termonebulização
Por Silvana Teixeira
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.