WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Formigas Cortadeiras: conservação de inimigos naturais

Inúmeros animais atacam e destroem as formigas cortadeiras, especialmente as içás

Formigas Cortadeiras: conservação de inimigos naturais

Inúmeros animais atacam e destroem as formigas cortadeiras, especialmente as içás. Por outro lado, ainda não existem técnicas para a sua produção em laboratório, em quantidades suficientes, a fim de distribuí-los.

A maioria das aves que vivem em florestas necessita da vegetação do sub-bosque para se alimentar e fazer ninhos, o que deve ser lembrado pelo silvicultor durante a manutenção das novas florestas.

Proibir a caça de animais silvestres permite que eles se multipliquem e exerçam o seu papel no equilíbrio biológico do reflorestamento. A proteção dos animais silvestres deve ser ensinada nas escolas e nas campanhas de educação sobre a necessidade de conservar o ambiente.

Atitudes rígidas devem ser tomadas em relação aos casos em que animais estão sendo caçados ou sistematicamente eliminados pelo desmatamento irracional, principalmente nos casos de animais que comem formigas, como tatu, tamanduá e pássaros.

Muitas espécies de aves, aranhas, mamíferos e de outros animais alimentam-se regularmente de formigas em pelo menos uma fase de suas vidas. Pássaros e aves domésticas estão entre os predadores mais eficazes contra tanajuras durante a revoada e os pardais constituem um exemplo notável disso.

As aves não acabam com as colônias de formigas cortadeiras, mas contribuem para evitar a formação de outras novas. Há um grupo delas que come as tanajuras durante o vôo nupcial e outro que as ataca já no solo. Os tatus podem ajudar a conter o crescimento de certas colônias pelas frequentes escavações que fazem nas panelas onde devoram as formigas. Existem até certos besouros escaravelhos que já demonstraram grande importância como predadores de tanajuras.

As formigas predadoras estão entre os principais inimigos naturais dos sauveiros no período que vai do aparecimento do primeiro olheiro até a escavação da segunda panela. As formigas lava-pés podem predar ovos, larvas, pupas e operárias de formigas cortadeiras.

As conhecidas “formigas-de-correição” constituem outro grupo de formigas inimigas que entram pelos olheiros dos sauveiros e se alojam dentro das panelas, expulsando as saúvas e, provavelmente, destruindo a cultura do fungo.

É interessante ressaltar que diversas espécies de formigas devem desempenhar um papel predominantemente competidor, mas isso não tem sido muito estudado, para ser adicionado ao manejo das cortadeiras.


Gostou do assunto? Conheça os Cursos CPT da área Agricultura.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?