WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Fonte de energia renovável e fonte de energia não-renovável: diferença

As fontes de energia renováveis são aquelas que existem em uma quantidade, consideradas inesgotáveis. As não-renováveis são aquelas que existem em quantidades limitadas na natureza

Fonte de energia renovável e fonte de energia não-renovável: diferença

 

É importante que a humanidade se preocupe seriamente com o impacto das atuais políticas energéticas sobre a sociedade e o meio ambiente. Basicamente, as diversas formas de energia utilizadas na Terra pelo homem podem ser agrupadas em duas categorias, ou seja, uma composta pelas fontes de energias renováveis e a outra composta pelas não-renováveis.

As fontes de energia renováveis são aquelas que existem em uma quantidade, consideradas inesgotáveis na natureza, independente do seu consumo pelo homem. Assim, podemos dizer que esse tipo de energia sempre atenderá ao consumo da humanidade. Como exemplos de fontes de energia renovável, pode-se citar o Sol, a água, o vento, as marés e a biomassa.

Já energia não-renovável pode ser definida aquela que existe em quantidades limitadas na natureza. Por isso, dependendo do consumo, um dia poderão se tornar escassas. Como exemplo de fontes de energia não-renovável podemos citar o carvão mineral, o petróleo, o gás natural, a energia nuclear.

Estudos mostram que, do total de energia consumido no mundo, atualmente, 99% é proveniente de fontes de energia não-renovável (39% do petróleo; 27% do carvão; 24% do gás natural; 7% das usinas nucleares; pouco mais de 2% de hidrelétricas) e o restante, ou seja, menos de 1%, é proveniente de energia renovável (solar e eólica).

“Esses valores percentuais indicam que o homem vem fazendo um intenso e descontrolado uso das fontes de energia não-renovável. Isso reforça a necessidade crescente de utilizar uma fonte de energia, que possa abastecer a humanidade de forma inesgotável, e que sirva de base para um desenvolvimento sustentável”, relata Augusto Luis Regger Almeida Neves, professor responsável pela Aula 10 — Como Produzir Energia Elétrica a Partir do Sol, do Curso CPT de Aulas de Meio Ambiente — Ensino Médio.

Na verdade, estamos dizendo que, se em médio prazo a humanidade não se despertar para o uso de energias renováveis em larga escala, poderá haver em nosso planeta um déficit de energia disponível para toda a humanidade, o que será impulsionado, principalmente, pelo aumento da população mundial.

Entre as fontes de energia renováveis, a energia solar, em especial, representa um elevado potencial de utilização, em função da grande disponibilidade e das inúmeras vantagens que se encontram associadas a ela. Isso acontece, porque o Sol funciona como um imenso reator à fusão, gerando energia constantemente, e lançando-a no nosso planeta. Por isso, a combinação da busca por recursos naturais e o elevado custo de manutenção da energia convencional vem tornando, cada vez mais viável, o uso da tecnologia que permite aproveitar a energia solar.



Conheça os Cursos CPT da Área Professor Eventual.

Por Silvana Teixeira.

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?