WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Fermentação de massas: como explicar esse processo?

A fermentação inicia-se logo após a adição do fermento na masseira, porém de forma lenta, quando a massa é retirada da masseira e é colocada para descansar



A fermentação alcoólica, que ocorre nas massas de produtos panificados, é um processo de transformação de açúcar em calor, gás carbônico e outros elementos complementares, cujo resultado será o crescimento da massa e o surgimento e incorporação de sabores desejáveis aos produtos.


"O ingrediente responsável pela fermentação é o fermento. Ela inicia-se logo após a adição do fermento na masseira, porém de forma lenta, de tal maneira que, para fins práticos, podemos considerar que a fermentação realmente inicia-se quando a massa é retirada da masseira e é colocada para descansar", afirma Marina Queiroz, professora do Curso CPT Profissional de Panificação.


O fermento incorporado à massa é formado por um material rico em microrganismos (fungos e bactérias) que serão os responsáveis pela transformação do açúcar. Antes de serem misturados na massa, estes microrganismos encontram-se inativos e para iniciarem o desenvolvimento (ação fermentativa) eles precisam de alimento, umidade, oxigênio e temperatura. Estas condições eles encontram na massa, a qual é considerada o meio perfeito para o desenvolvimento dos microrganismos.


Os microrganismos, ao mesmo tempo em que utilizam o açúcar como alimento, realizam a sua transformação em gás carbônico, calor, álcool e alguns ácidos orgânicos. Quimicamente falando, o que acontece é a quebra da cadeia de açúcar e sua transformação em outros elementos.

Fermentação de massas: como explicar esse processo?   Artigos Cursos CPT

 


O CO2 é um gás que vai se acumulando entre as cadeias de glúten, e, ao exercer pressão sobre ela, afasta as fibras entre si, resultando em sua expansão (crescimento – aumento de volume). Isso acontece porque as “bolhas” de CO2 ficam protegidas por uma “película de glúten” e, por isso, não conseguem escapar.


O álcool que se forma será evaporado durante a cocção (assamento do produto). Isto acontece porque o ponto de ebulição do álcool é 78,15°C e, normalmente, a temperatura de cocção de qualquer produto panificado atinge valores superiores a este, mesmo que medida na parte interna da massa.


Os ácidos orgânicos que se formam durante a fermentação contribuem para melhorar o sabor do produto. Durante a fermentação, o calor eleva a temperatura da massa, intensificando a ação dos microrganismos. Mas, se a temperatura atingir determinados valores, haverá a formação de substâncias indesejáveis que pioram o sabor do produto. Por essa razão, o ideal é que a temperatura da massa fique entre 22°C e 28°C e a umidade relativa em torno de 75%.


A fermentação ainda contínua acontecendo durante o assamento do produto e somente termina quando a temperatura da massa atinge valores próximos dos 60°C, quando os microrganismos do fermento morrerão.


Conheça os Cursos a Distância CPT da área Padaria e Confeitaria.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Charito Peraza

25 de mar. de 2024

Amei a explanação sobre a fermentação na panificação porém gostaria de saber se entendi bem o que vocês explicaram pelo que entendi a Para indicar uma fermentação perfeita, devo observar umas bolhas nessa massa que formaram os alvéolos

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de mar. de 2024

Olá, Charito Peraza! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Em breve, um de nossos consultores entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada. Nosso DDD é 31.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Laudiceia Bertolino dos Santos Santana

8 de jul. de 2021

Esse curso e maravilhoso.

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de jul. de 2021

Olá, Laudiceia Bertolino

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?