WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

Estratégias para a comercialização agrícola

A comercialização agrícola é um conjunto de princípios, objetivos, ações e prioridades do desenvolvimento do comércio agrícola

A qualidade oferecida pelo produto é o fator fundamental para o sucesso da sua comercialização

 

 

Um desafio para a agricultura é a comercialização. Algumas ações podem dinamizá-la, gerando qualidade de vida para os produtores, aumentando a renda dos agricultores através da organização, da qualificação dos produtos e da capacitação para acesso aos mercados.

A comercialização agrícola é um conjunto de princípios, objetivos, ações e prioridades do desenvolvimento do comércio agrícola. Deve ser vista de forma integrada, levando em consideração pontos como escoamento, armazenagem, processamento, distribuição, mercados internos e externos.

 

O curso Comercialização Agrícola, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, traz informações sobre as características da comercialização de produtos agrícolas, a administração dessa atividade, o mercado e qual a melhor maneira de agregar valor ao seu produto, além de auxílio no desenvolvimento de estratégias, na compra de insumos, na venda das mercadorias, sensibilidade para a renovação, entre inumeras outras ações.

 

O maneira de praticar a comercialização é uma ciência, que apresenta várias técnicas que podem ampliar, substancialmente, o sucesso dela.

 

Informações sobre o mercado de trabalho


Estar bem informado sobre os riscos e as oportunidades de uma atividade é primordial para se evitar situações de apuro ou de dúvida a respeito do que fazer para comercializar o produto. O melhor é ter um sistema de informações para recorrer sempre que necessário, com segurança e rapidez.

 

Alguns dados são primordiais, aqueles referentes aos preços, às tendências, aos períodos de preços altos e baixos; à melhor época de venda; ao melhor local; à exigência dos consumidores, às tendências do mercado, quem são os possíveis compradores; à possibilidade de integração a agroindústrias, cooperativas, exportadores e supermercados; à disponibilidade e ao custo do transporte e armazenagem, entre outros.

 

Agregação de valor ao produto


A maioria dos produtos agrícolas precisam de algum tratamento ou preparo antes de chegar ao consumidor. Pode ser uma simples limpeza, um polimento, aparas, aromatização, desinfecção, embalagem, rotulagem, padronização etc. Ou até mesmo uma complexa transformação agroindustrial.

 

Todos estes processos estão agregando valor ao produto. Uma batata lavada possui mais valor que uma não lavada, uma fruta polida tem mais valor agregado que uma sem polir. Todo processo de agregação de valor representa uma diferenciação do produto em relação aos demais.

 

Oferecer qualidade


Os consumidores buscam qualidade. É preciso entender o comportamento deles e as suas demandas. A qualidade oferecida pelo produto é um fator fundamental para o sucesso da sua comercialização. O produto deve oferecer a qualidade que o consumidor procura, o que facilita as vendas no mercado.

 

Para isso, deve-se providenciar um plano para administrar a qualidade em todo o processo produtivo. Em outras palavras, providenciar um produto limpo ou livre de impurezas, sem contaminação por bactérias e fungos, sem alterações ou adulteração, de boa aparência e atraente, de bom paladar e cheiro.

 

Podem ser relacionados à qualidade aspectos da comercialização como a rapidez na entrega dos produtos, em tempo combinado, facilidade no transporte, conservação da mercadoria, durabilidade da embalagem e informações sobre a melhor maneira de utilizar o produto.

 

Por: Virgínia Maria de Araújo

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Elisio Elias Mugabe

10 de jun de 2019

Obrigado pela compartilha do artigo Eu sou Elísio Mugabe, Engenheiro Agrônomo em Moçambique. Procuro saber quais as estratégias mais recomendáveis de acesso ao mercado e comercialização por parte de agricultores associados e do setor familiar. Peço que compartilhem outros artigos relacionados com o tema abordado.

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de jun de 2019

Olá Elisio Mugabe,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso artigo. Em nosso site, há outras matérias relacionadas ao assunto buscado pelo senhor, algumas delas, na área de agricultura.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Etelvina Custodia Mazivele

25 de fev de 2018

Sou estudante de Mestrado em Desenvolvimento Rural. Gostaria de receber informação refente as técnicas de comercialização de hortículas

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de fev de 2018

Olá Etelvina,

Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim sobre horticultura,

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Francielly

31 de jul de 2015

Meu nome é Francielly e sou engenheira agrônoma na Fahma Planejamento e Engenharia. Trabalho no Perímetro Irrigado Manuel Alves, na cidade de Dianópolis - Tocantins, auxiliando os produtores em todos os aspectos relacionados a comercialização. Gostaria de receber os boletins informativos por email tambem. Agradeço vossa colaboração. Saudações.

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de ago de 2015

Olá, Francielly!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Cadastamos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Valdemar Morais

12 de abr de 2013

Sou Eng.º Agro-Pecuarista, Valdemar Simões Morais, Chefe de Departamento de Mercados e Preços no Ministério da agricultura de Angola. Os meus antecipados agradecimentos! Dizer que li um extrato desta matéria e interessa-me bastante tudo que tenha a ver com a comercialização. É assim que envio-vos este e-mail, no sentido de enviarem o artigo completo ou os artigos completos. Saudações para Toda a equipa vossa! Sempre amigo e colega Luanda - angola

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de abr de 2013

Olá, Valdemar!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

 Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!