Um desafio para a agricultura é a comercialização. Algumas ações podem dinamizá-la, gerando qualidade de vida para os produtores, aumentando a renda dos agricultores através da organização, da qualificação dos produtos e da capacitação para acesso aos mercados.
A comercialização agrícola é um conjunto de princípios, objetivos, ações e prioridades do desenvolvimento do comércio agrícola. Deve ser vista de forma integrada, levando em consideração pontos como escoamento, armazenagem, processamento, distribuição, mercados internos e externos.
O curso Comercialização Agrícola, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, traz informações sobre as características da comercialização de produtos agrícolas, a administração dessa atividade, o mercado e qual a melhor maneira de agregar valor ao seu produto, além de auxílio no desenvolvimento de estratégias, na compra de insumos, na venda das mercadorias, sensibilidade para a renovação, entre inumeras outras ações.
O maneira de praticar a comercialização é uma ciência, que apresenta várias técnicas que podem ampliar, substancialmente, o sucesso dela.
Informações sobre o mercado de trabalho
Estar bem informado sobre os riscos e as oportunidades de uma atividade é primordial para se evitar situações de apuro ou de dúvida a respeito do que fazer para comercializar o produto. O melhor é ter um sistema de informações para recorrer sempre que necessário, com segurança e rapidez.
Alguns dados são primordiais, aqueles referentes aos preços, às tendências, aos períodos de preços altos e baixos; à melhor época de venda; ao melhor local; à exigência dos consumidores, às tendências do mercado, quem são os possíveis compradores; à possibilidade de integração a agroindústrias, cooperativas, exportadores e supermercados; à disponibilidade e ao custo do transporte e armazenagem, entre outros.
Agregação de valor ao produto
A maioria dos produtos agrícolas precisam de algum tratamento ou preparo antes de chegar ao consumidor. Pode ser uma simples limpeza, um polimento, aparas, aromatização, desinfecção, embalagem, rotulagem, padronização etc. Ou até mesmo uma complexa transformação agroindustrial.
Todos estes processos estão agregando valor ao produto. Uma batata lavada possui mais valor que uma não lavada, uma fruta polida tem mais valor agregado que uma sem polir. Todo processo de agregação de valor representa uma diferenciação do produto em relação aos demais.
Oferecer qualidade
Os consumidores buscam qualidade. É preciso entender o comportamento deles e as suas demandas. A qualidade oferecida pelo produto é um fator fundamental para o sucesso da sua comercialização. O produto deve oferecer a qualidade que o consumidor procura, o que facilita as vendas no mercado.
Para isso, deve-se providenciar um plano para administrar a qualidade em todo o processo produtivo. Em outras palavras, providenciar um produto limpo ou livre de impurezas, sem contaminação por bactérias e fungos, sem alterações ou adulteração, de boa aparência e atraente, de bom paladar e cheiro.
Podem ser relacionados à qualidade aspectos da comercialização como a rapidez na entrega dos produtos, em tempo combinado, facilidade no transporte, conservação da mercadoria, durabilidade da embalagem e informações sobre a melhor maneira de utilizar o produto.
Por: Virgínia Maria de Araújo
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Comentários
Elisio Elias Mugabe
10 de jun. de 2019Obrigado pela compartilha do artigo Eu sou Elísio Mugabe, Engenheiro Agrônomo em Moçambique. Procuro saber quais as estratégias mais recomendáveis de acesso ao mercado e comercialização por parte de agricultores associados e do setor familiar. Peço que compartilhem outros artigos relacionados com o tema abordado.
Resposta do Portal Cursos CPT
11 de jun. de 2019Olá Elisio Mugabe,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso artigo. Em nosso site, há outras matérias relacionadas ao assunto buscado pelo senhor, algumas delas, na área de agricultura.
Atenciosamente,
Victor Sampaio
Etelvina Custodia Mazivele
25 de fev. de 2018Sou estudante de Mestrado em Desenvolvimento Rural. Gostaria de receber informação refente as técnicas de comercialização de hortículas
Resposta do Portal Cursos CPT
26 de fev. de 2018Olá Etelvina,
Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim sobre horticultura,
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos
Francielly
31 de jul. de 2015Meu nome é Francielly e sou engenheira agrônoma na Fahma Planejamento e Engenharia. Trabalho no Perímetro Irrigado Manuel Alves, na cidade de Dianópolis - Tocantins, auxiliando os produtores em todos os aspectos relacionados a comercialização. Gostaria de receber os boletins informativos por email tambem. Agradeço vossa colaboração. Saudações.
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3 de ago. de 2015Olá, Francielly!
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Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos
Valdemar Morais
12 de abr. de 2013Sou Eng.º Agro-Pecuarista, Valdemar Simões Morais, Chefe de Departamento de Mercados e Preços no Ministério da agricultura de Angola. Os meus antecipados agradecimentos! Dizer que li um extrato desta matéria e interessa-me bastante tudo que tenha a ver com a comercialização. É assim que envio-vos este e-mail, no sentido de enviarem o artigo completo ou os artigos completos. Saudações para Toda a equipa vossa! Sempre amigo e colega Luanda - angola
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12 de abr. de 2013Olá, Valdemar!
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Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos