O planejamento é a tarefa mais importante do administrador. Tem a finalidade de estabelecer metas, objetivos, estratégias funcionais, projetos e planos de ação. “Com o planejamento, a empresa visa alcançar uma situação futura diferente da presente”, afirma Lairson Lopes Sena, professor do Curso a Distância CPT Como Administrar Hotéis.
Considera o meio externo e a relação da empresa com esse meio. As estratégias, as metas e o perfil interno da empresa são influenciados pelos fatores externos, que podem ser o mercado, os atrativos turísticos e as atividades econômicas da região (PETROCCHI, 2002).
No planejamento, é preciso pensar nos meios e recursos necessários para alcançar os objetivos. Também, faz parte do planejamento a definição de um sistema de acompanhamento e controle da eficácia das estratégias a serem empregadas.
Há vários tipos de planejamento nas empresas, com finalidades diferentes, como:
♦ planejamento mercadológico,
♦ planejamento financeiro;
♦ planejamento de recursos humanos; e
♦ planejamento organizacional.
O planejamento mercadológico orienta a atuação da empresa no mercado, definindo: a política de preços e serviços, a segmentação do mercado, a diferenciação, a política de preços, o plano de promoção e vendas, a fidelização dos clientes, a pesquisa de mercado etc. O planejamento financeiro refere-se ao controle de custos e despesas de comercialização, plano de investimentos, fluxo de caixa, orçamento e traça indicadores econômico-financeiros.
O planejamento de recursos humanos trata as pessoas como capital humano e traça o plano de recrutamento e seleção, o plano de capacitação e treinamento, o plano de cargos e salários e de promoções. O planejamento organizacional elabora o plano diretor de sistemas, o plano de estrutura geral, o plano de rotinas, o plano de informações gerenciais e o plano de comunicações.
Os fatores mais importantes que orientam o planejamento de um estabelecimento hoteleiro são o cliente (público-alvo) e o macroambiente onde o hotel está inserido. O macroambiente refere-se às condições físicas, econômicas e culturais do local e os atrativos turísticos. O objetivo final de qualquer empreendimento é atrair o cliente e conquistá-lo. O lucro será consequência da satisfação das necessidades dos clientes. Por isso, o planejamento deve começar com o estudo sobre o meio, suas influências no negócio e a demanda.De acordo com Tyler at al. (2001), citado por Petrocchi (2002), o planejamento pode ser dividido em duas fases:
♦ fase de estudos, que envolve o diagnóstico, com todos os levantamentos, pesquisas e análises sobre a situação atual da empresa, e também o estabelecimento de objetivos e a seleção de estratégias e definição de meios para alcançá-los; e
♦ fase de ações ou de gestão, que consiste nos planos táticos e operacionais, que tornam concretos os planos, com a finalidade de alcançar a mudança desejada.
As etapas da fase de estudo são:
♦ diagnóstico;
♦ estabelecimento de objetivos;
♦ seleção de estratégias e meios;
♦ planos de ação ou trabalho; e
♦ controle.
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Por Silvana Teixeira.
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