WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Ensino individual por módulos: pré e pós-avaliação

Saiba aplicar novas metodologias de ensino na sala de aula

 

Ensino individual por módulos: pré e pós-avaliação   Artigo CPT

Quanto mais variados forem os recursos utilizados e as atividades, melhor, considerando que aspectos como a necessidade de interação, a contextualização com a realidade, além das diferenças de estilos de aprendizagem, têm grande influência na aprendizagem, assim afirma Per Christian Curso CPT de Metodologia de Ensino.


— A pré-avaliação


A pré-avaliação, geralmente, é feita na forma de um teste, para que o aluno, antes de dar início ao desenvolvimento das atividades do módulo, verifique se ele domina, no todo ou em parte, os conteúdos propostos nos objetivos iniciais, que serão abordados ao longo do programa de estudos. Conforme os resultados alcançados na pré-avaliação, uma de duas possibilidades poderá ocorrer:


⇒ Caso não apresente um resultado satisfatório, o aluno desenvolverá as atividades de ensino previstas no módulo, normalmente;
⇒  O aluno poderá ser dispensado de desenvolver o módulo, o que ocorrerá caso ele apresente um resultado satisfatório, o que significa que ele já domina o conteúdo e pode avançar para o próximo módulo.


Após a pré-avaliação, o desenvolvimento do módulo irá envolver atividades que utilizarão recursos didáticos variados, como leituras, esquemas, gráficos, tabelas, ilustrações, experiências, pesquisas bibliográficas, na internet ou de campo, audiovisuais, entrevistas, observações, exercícios, entre outros.


— A pós-avaliação


A pós-avaliação será realizada depois do desenvolvimento das atividades de ensino do conteúdo proposto. Seu objetivo é permitir ao aluno verificar se atingiu os objetivos propostos. Em caso positivo, o aluno dará como terminado o desenvolvimento do módulo, dando início aos trabalhos no próximo módulo, seguindo para a próxima etapa de estudos.


Em caso negativo, se o aluno fracassa na pós-avaliação, deverá realizar as atividades extras, buscando a recuperação da aprendizagem do conteúdo do módulo. É importante que fique claro que a fase de pós-avaliação, embora preserve a autonomia do aluno na sua execução, deverá ser cumprida sob supervisão do professor.


A decisão sobre o avanço para a próxima etapa ou retomada do conteúdo será tomada em uma conversa, na qual o professor ajudará o aluno, orientando-o na verificação da melhor alternativa, conforme perceba como foi o processo de desenvolvimento do módulo.


Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!

 

Conheça os Cursos CPT da Área Metodologia de Ensino. 

Por Andréa Oliveira.


Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Gilmara de Souza Martins

23 de abr. de 2022

Gosto muito de aprendizagem

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de mai. de 2022

Olá, Gilmara! Tudo bem? 

Agradecemos sua visita em nosso site! 

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo! 

Forte abraço! 

Ingrid Filomeno

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!