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Ensino individual por módulos - o mínimo de intervenção do professor

Ensino individual por módulos - o mínimo de intervenção do professor

 

Para que ocorra a mínima intervenção do professor, são necessário três elementos essenciais à metodologia de ensino por módulos, para que esta obtenha sucesso.

Autoinstrução

O programa de estudo em módulos é elaborado pensando na autoinstrução do aluno. Isso será feito de forma que cada aluno realize sua própria instrução, considerando que a fonte primária de informação para o estudante deixa de ser o professor e passa a ser o material que compõe o módulo.

Entretanto, para que o processo funcione, o professor, além de elaborar os módulos e testá-los previamente, deverá acompanhar o desenvolvimento dos alunos no estudo, orientando-os sempre que necessário.

Ritmo próprio

O aluno poderá trabalhar em seu próprio ritmo, estabelecendo horários, tempo de dedicação e abrangência para cada etapa de estudo a que se propõe fazer. Isso é possível porque a maior parte das atividades é desenvolvida fora da sala de aula.

Feedback imediato

No ensino por módulos, o aluno poderá ter um feedback imediato sobre o andamento do seu próprio estudo e quanto ao nível de sua aprendizagem. Para que isso seja possível, o módulo deverá ser elaborado de forma que o aluno possa se autoavaliar depois de ter realizado as atividades propostas, sejam elas teóricas ou práticas.

Sendo assim, quais são as principais características dos módulos?

-O fato de que o aluno passa a ser elemento ativo na aprendizagem;
-Que possa tomar a iniciativa do estudo;
-Que, de acordo com sua conveniência e sua expectativa sobre as exigências do professor, possa ele mesmo definir o tempo que acha necessário ao desenvolvimento de cada módulo;
-Que possa verificar a própria aprendizagem.

No ensino por módulos, o aluno busca por boas ferramentas de autocorreção, que permitam a ele perceber se aprendeu ou não o conteúdo, se pode avançar para a próxima etapa ou se precisa de revisão ou apoio.

Entretanto, para que o aluno possa monitorar o avanço que está alcançando em termos de aprendizagem, cada módulo deverá ser elaborado tendo, junto ao conteúdo, uma avaliação que permita a autocorreção, a qual permitirá que o próprio aluno decida se continua o estudo ou retorna ao conteúdo anterior, ou ainda para o módulo seguinte.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Metodologia de Ensino, elaborados pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, entre eles o Curso Metodologia de Ensino Individual.

Por Andréa Oliveira.

Acesse os links abaixo e conheça mais sobre o ensino individual por módulos:

A pré e a pós-avaliação nos módulos

Atividades extras

Como funciona o método do ensino individual por módulos

Como se desenvolvem os módulos

Qual a estrutura do módulo

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