WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Ensino individual por módulos - como se desenvolvem os módulos

Ensino individual por módulos - como se desenvolvem os módulos

 

A lista de pré-requisitos é que indica quais os conhecimentos ou habilidades o estudante já deverá estar dominando antes de dar início a desenvolvimento daquele programa de estudos por módulos. Entretanto, esta lista deve ser elaborada de tal forma que, ao ler, o aluno compreenda que, sem estes pré-requisitos, não terá condições de desenvolver determinado módulo.

No entanto, dependendo da disciplina ministrada, ou se um curso inteiro é dado em módulos, a pré-avaliação poderá ser utilizada de uma forma diferente. Nessa situação, o tema da avaliação será o conteúdo do próprio módulo. Com isso, se o aluno alcançar um bom resultado, poderá ser até mesmo dispensado de estudar aquele módulo e passar para o próximo.

As atividades abordando o conteúdo do módulo poderão ser das mais variadas: livros, apostilas, revistas, audiovisuais, internet, entrevistas, observações de fenômenos, relatórios, exercícios, entre outras.

Esses recursos didáticos poderão ser usados de forma combinada, para que um maior número possível de alunos alcance o desenvolvimento das habilidades esperadas ao final do módulo. E aqui cabe uma observação importante: um módulo pode ser composto por uma série de atividades obrigatórias e por outras atividades de livre escolha para o aluno.

Ao final do módulo, é importante destacar que o aluno, depois da pós-avaliação, ao perceber que não atingiu os objetivos de aprendizagem daquela etapa, poderá recorrer às atividades extras, para reforço de aprendizagem.

Para os professores, essa fase é de grande importância, pois, só após essa nova avaliação, se o resultado ainda for negativo, antes de seguir estudando, no módulo seguinte, é que o aluno deverá procurá-lo, como um recurso a mais e definitivo.

Com o objetivo de manter os alunos comprometidos com o desenvolvimento de cada módulo de uma forma autônoma, o professor poderá avaliar informalmente o trabalho feito ao final de cada etapa e formalmente ao final de todo o processo.

Além disso, o professor deverá estar disponível e receptivo aos seus alunos, em caso de dúvidas, conversando rotineiramente sobre o conteúdo estudado e orientando o estudo de cada um dos alunos.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Metodologia de Ensino, elaborados pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, entre eles o Curso Metodologia de Ensino Individual.

Por Andréa Oliveira.

Acesse os links abaixo e conheça mais sobre o ensino individual por módulos:

A pré e a pós-avaliação nos módulos

Atividades extras

Como funciona o método do ensino individual por módulos

O mínimo de intervenção do professor

Qual a estrutura do módulo

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?