WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Ensino individual - O ensino centrado no aluno

O ideal é utilizar o ensino centrado no aluno com atenção, para que os resultados sejam os melhores possíveis, no menor tempo possível

O ideal é utilizar o ensino centrado no aluno com atenção, para que os resultados sejam os melhores possíveis, no menor tempo possível

Instrução centrada no estudante é uma abordagem ampla de ensino que inclui substituir aulas expositivas por aprendizagem ativa, responsabilizando os estudantes por sua própria aprendizagem e usando a aprendizagem em ritmo pessoal e, ou aprendizagem cooperativa (em grupo). Outra mameira de centrar o nosso ensino no estudante inclui passar problemas abertos e do tipo que requer raciocínio criativo e crítico, exercício de redação reflexivos, envolvendo os estudantes em simulações e desempenho de papéis. Quando usada apropriadamente, essa abordagem incrementa a motivação para aprender, a retenção de conhecimento, a profundidade do entendimento e a apreciação pelo que está sendo ensinado.

Quando confrontamos com a necessidade de assumir maior responsabilidade pela própria aprendizagem, estudantes poderão alegar que estão pagando para serem ensinados e não para ensinar a si mesmos. Após começarem a participar, em aprendizagem cooperativa, alguns podem reclamar alto e amargamente sobre colegas de equipe que não estão fazendo sua parte, ou por terem de gastar muito tempo para explicar tudo a colegas mais lentos. Por outro lado, bons professores de aulas expositivas podem se sentir acanhados, quando começam a usar métodos centrados no estudante, além disto, as suas avaliações de fim de disciplina poderão inicialmente piorar. É tentador para professores desistirem em face a tudo isso e, infelizmente, muitos o fazem.

A instrução centrada nos estudantes poderá impor curvas de aprendizagem íngremes para todos os envolvidos. O professor se sentindo acanhado e os estudantes sentindo-se hostis representam fenômenos comuns e naturais. A chave é compreender como o processo funciona, tomar algumas precauções para suavizar a jornada e aguentar os inevitáveis reveses até surgirem as recompensas.

Estudantes tradicionais em uma turma não tradicional  


Estudantes forçados a assumirem maior responsabilidade por sua própria aprendizagem passam por alguns ou todos os passos que psicólogos associam a trauma e pesar:

1) Choque;
2) Negação;
3) Forte emoção;
4) Resistência e retraimento;
5) Luta e exploração;
6 )Retorno da confiança;
7) Integração e sucesso.

Do mesmo modo que algumas passam pelo processo de pesar mais rapidamente que potras, alguns estudantes se adaptam imediatamente a qualquer método que você usar; enquanto outros podem experimentar dificuldades, passando pelos passos negativos (3 e 4). O ponto importante é que a resistência que você encontrar por parte de alguns estudantes é parte natural da jornada da dependência até a autonomia intelectual. Se você fornecer estrutura e orientação suficiente, pelo fim do semestre, a maior parte dos alunos estará rendendo satisfatoriamente e aceitando responsabilidade pela própria aprendizagem.

Saiba mais sobre a Metodologia de ensino individual, acessando os seguintes tópicos:

Ensino individual – Processo de aprendizagem

Ensino individual  - Fatores que influenciam a individualidade do processo de aprendizagem

Ensino individual – Características das atividades de ensino individualizado

Ensino individual – Autonomia em sala de aula


Saiba mais informações, acessando o Curso Metodologia de Ensino Individual

Por: Paula Tibúrcio

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Atinane Braimo

24 de nov. de 2021

Gostei do tempa, vai ajudar muito na mediação.

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de jan. de 2022

Oi, Atinane! Tudo bem? 

Ficamos felizes em poder ajudá-la. 

Abraços! 

Lorena 

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!