WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Empreendedorismo? Conheça o pensamento concreto e pensamento difuso!

Para quem está estudando o empreendedorismo, duas formas de pensar são de grande valor para aqueles que buscam desenvolver a criatividade e a capacidade empreendedora

Empreendedorismo? Conheça o pensamento concreto e pensamento difuso!   Artigos Cursos CPT

 

A definição desses tipos de pensamentos segue uma lógica inicial e básica: tudo tende a ser mais metafórico, havendo uma busca constante por associações (relações) entre todas as coisas (objetos, conceitos, emoções etc). Neste sentido, o pensamento difuso defende a hipótese de que tudo tende a ser mais lógico, visto de forma concreta e com foco intenso nas diferenças. Enquanto o pensamento concreto diz que cada uma dessas duas formas de pensar tem um enorme valor para as pessoas, que devem fazer uso dos dois tipos de pensamentos em momentos bem distintos da vida. Um uso que precisa ser equilibrado, para que uma forma de pensar não se sobreponha à outra.

“O ideal é que cada um de nós desenvolva a capacidade de buscar um equilíbrio de pensamento, de forma a estarmos mais abertos às mudanças e circunstâncias da vida”, afirma Thiago Baptista, professor do Curso a Distância CPT Estratégias de Coaching para Jovens Empreendedores.

Mas o aspecto importante para quem está estudando o empreendedorismo é que essas duas formas de pensar são de grande valor para aqueles que buscam desenvolver a criatividade e a capacidade empreendedora. Como veremos, a seguir, usar de forma equilibrada os tipos de pensamentos concreto e difuso será fundamental nas tentativas de concretizar sonhos, de elaborar projetos e de colocá-los em prática.

Pensamento concreto e pensamento difuso: definições


O pensamento concreto busca um perfil definido com base em duas únicas possibilidades de respostas aos questionamentos que possam surgir: certas ou erradas. Já o pensamento difuso, ao contrário, é aquele para o qual existem muitas possíveis respostas certas.

A partir dessas duas definições básicas, podemos detalhar um pouco mais os dois tipos de pensamento e sua utilidade. Enquanto o pensamento concreto é lógico, preciso, exato, específico e consistente, o pensamento difuso, ao contrário, é metafórico, aproximativo, às vezes complexo, diríamos até nebuloso, brincalhão e, principalmente, capaz de lidar com contradições variadas.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) abaixo:


- QUESTIONAR abre pensamentos, alarga horizontes e enxerga possibilidades
- Para que existem as regras? Para serem questionadas e melhoradas!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!