Desde o nascimento, as crianças observam e examinam ao seu redor, buscando informações sobre o mundo por meio dos sentidos. De início, sua compreensão do mundo físico está limitada ao seu campo perceptual: as coisas que elas não percebem não existem, e as que elas percebem, muitas vezes, parecem inexplicáveis. Por isso, elas obtêm sentido do mundo pelo movimento e pelas sensações. Principalmente, porque têm uma curiosidade impressionante, que as impele à ação – tocar, provar, pensar, misturar, derramar. É assim que surge o conhecimento da criança em relação à natureza e à sociedade.
As experiências da criança a torna capaz de perceber e entender o mundo social e natural
Na Educação Infantil, o trabalho com o eixo: Natureza e Sociedade deve propiciar experiências que possibilitem uma aproximação ao conhecimento das diversas formas de representação e explicação do mundo social e natural, para que as crianças possam estabelecer progressivamente a diferenciação que existe entre as explicações do senso comum e do conhecimento científico.
Por meio de perguntas, o professor estimula a criança a explorar o mundo ao seu redor, a explorar a natureza.
Todas as atividades sugeridas em sala de aula centram-se em torno de uma pergunta, a qual deve pretender despertar a curiosidade, proporcionando à criança coragem para explorar o mundo ao seu redor, de maneira diferente.
Ao ser estimulada pelas perguntas, a criança percebe a sua capacidade de pensar e experimentar
Ao fazer perguntas, o professor transmite à criança que aprender não é a capacidade de dar respostas decoradas, mas um processo de pensar e experimentar. A criança é ativa, em vez de passiva; criativa, em vez de imitativa.
O professor deve ajudar a criança a observar, explorar, experimentar, analisar, pesquisar e examinar
Para enfatizar as atividades, o professor poderá fazer perguntas às crianças como: digam algumas coisas sobre as quais vocês querem saber mais? Afirmando que quando elas querem descobrir mais sobre alguma coisa, o que elas fazem? Faça com que as crianças listem os termos que descrevem melhor o que um cientista faz quando quer descobrir algo novo. O professor deve ajudar as crianças a entender termos como: observar, explorar, experimentar, analisar, pesquisar e examinar.
Para que as atividades em sala de aula sejam estimulantes, o professor poderá levar as crianças a um laboratório, ou ainda convidar um cientista
Para enriquecer a atividade, o professor poderá levar as crianças a um laboratório ou convidar um cientista – pesquisador, Mestre ou Doutor, para ir à escola demonstrar fotos, filmes, slides, equipamentos de laboratório ou experimento. A visita dá às crianças a oportunidade de conhecer um cientista profissional e verem por si mesmas o que essas pessoas fazem no mundo real.
Os conteúdos devem ser trabalhados de maneira integrada, evitando fragmentar a vivência da criança
Os conteúdos de ciências para crianças de 4 a 6 anos é mais aprofundado, podendo ser trabalhado: organização dos grupos e seu modo de ser viver e trabalhar; os lugares e suas paisagens; objetos e processos de transformação; os seres vivos e os fenômenos da natureza. Os conteúdos sempre que possível devem ser trabalhados de maneira integrada, evitando fragmentar a vivência da criança.
Atividades simples também promovem o conhecimento da criança por meio da experiência
No trabalho com insetos, a criança observa, classifica e registra o acontecimento por meio da experiência. Já na atividade na caixa de areia, a maioria das crianças demonstra muito prazer em brincar com estes elementos, que devem ser providos de equipamentos de medir, de derramar de um recipiente em outro, de peneirar e de construir bolinhos de areia molhada.
O elemento mais importante da aprendizagem da natureza é a capacidade de a criança gerar o raciocínio e usá-lo para desenvolver um conjunto de categorias.
O elemento mais importante da aprendizagem da natureza é a capacidade de a criança gerar o raciocínio e usá-lo para desenvolver um conjunto de categorias
O elemento mais importante da aprendizagem de ciências e conhecimento físico não é necessariamente o produto das investigações científicas, as conclusões a que as crianças chegam ou os tipos de categorias que elas desenvolvem, mas os processos pelos quais elas geram estas conclusões e os raciocínios e métodos que usam para desenvolver um conjunto de categorias.
O professor pode desenvolver algumas atividades com obras da literatura infantil, músicas, vídeos, além, é claro, da exploração do ambiente
Em todo o momento das atividades de ciências e conhecimentos físicos, as crianças devem ter experiências diretas com elementos do mundo, objetivando desenvolver a capacidade das crianças de observar a natureza e de expressar suas concepções e registrá-las. Podem ser desenvolvidas algumas atividades com obras da literatura infantil, músicas, vídeos, além, é claro, da exploração do ambiente, como um aquário dentro da sala, uma coleção de pedrinhas, passeios e excursões.
Por Andréa Oliveira.
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Entre os cursos, destacam-se:
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