WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

Doma natural de cavalos - 10 regras para realizar o cabresteamento no equino

Doma natural de cavalos - 10 regras para realizar o cabresteamento no equídeo

 

Use um cabresto de corda grossa ou de couro resistente. Argola de metal geralmente se rompe quando o cavalo estira, portanto evite seu uso. Siga corretamente os seguintes passos para realizar corretamente a etapa do cabresteamento:

1. O equídeo deve ser colocado em um curral com piso de terra, areia ou grama, nunca de pedra ou cimento, com diâmetro igual ou inferior a 20 m, de preferência.

2. Para pegar o cavalo, converse com ele mansamente, nada de estardalhaço para assustá-lo. Se for necessário laçá-lo, ao fazê-lo, dê puxões fortes e curtos para manter a cabeça dele voltada para a sua direção e vá conversando e se aproximando dele.

3. Puxe a corda com força para direcionar a cabeça do equídeo, mas não a mantenha esticada para não enforcar o animal.

4. Estenda a mão para ele cheirar, vá acariciando-o devagar até que deixe colocar o cabresto. Este processo pode demorar até 30 minutos

5. O cabresto deve ficar bem ajustado na cabeça do cavalo. A focinheira deve ficar baixa, mas não muito. Se ficar muito baixa afoga o animal, se muito alta fica difícil dominá-lo.

6. Com o cavalo contido pelo cabresto, escove-o bem com a raspadeira de ferro ou de borracha nos locais que ele permitir e depois passe uma escova do tipo usada para lavar roupa. Com o tempo, vá ampliando a área escovada até fazê-lo em todo o corpo.

7. A raspadeira é passada com força no sentido do pelo se for de ferro, e para cima e para baixo, se for de plástico. A limpeza da pele é importante para o pelo ficar bonito e para a saúde da pele. Pelo bonito depende principalmente de uma boa alimentação e escovação.

8. Equídeos com menos de um ano de idade, não devem ser amarrados pelo cabresto em esteio ou similar, pois, se estirar forte, poderá sofrer estiramento na musculatura do pescoço. Isto provocará um mal posicionamento da cabeça.

9. Ao conter o cavalo no esteio, amarre-o curto (no máximo um metro do esteio) para evitar que se embarace na corda e tenha menos espaço para dar soco no cabresto. Amarre passando duas voltas com o cabresto no esteio. Passe a corda no esteio, volte na argola e torne a passar no esteio e amarrar. Isto evita que o nó aperte muito e o animal pode girar em torno do esteio sem enrolar a corda, ou dê o nó de peão.

10. Para ensinar o cavalo a cabrestear, puxe-o pelo cabresto e peça para o ajudante tocá-lo até se acostumar. Logo o animal associa que se andar, diminui a pressão do cabresto na nuca.

Aprimore ainda mais seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Criação de Cavalos, entre eles o Curso Passo a Passo da Doma Natural, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

A doma natural dos equinos, no que se refere à doma de baixo, passa por etapas importantes e que devem ser realizadas com todo o cuidado e maestria. Aprenda sobre cada uma destas etapas, acessando os artigos abaixo e tenha excelentes resultados.

- Doma natural de cavalos - passo a passo para a doma de baixo

- Etapas para a aproximação do potro xucro

- Rodando o equino no redondel com cabresto ou guia

- 5 passos para o encilhamento do equino

- Charreteamento do equino em 6 passos

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Gilmar da Silva

9 de ago de 2019

Meu cavalo não quer andar puxado. Alguém pode me ajudar?

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de ago de 2019

Olá Gilmar da Silva,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Você deverá fazer uma maior interação com o seu cavalo, a fim de ganhar a confiança do animal novamente, só assim, ele irá voltar a responder seus comandos.

Quer aprender todas as técnicas da doma racional? Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre o melhor e mais completo curso de Doma Racional Interativa.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!