O setor PET é um setor que está em crescimento. De acordo com o IBGE, em 2016 aproximadamente 50% dos lares do nosso país possuíam, pelo menos, um cachorro e aproximadamente 20%, um gato. Isso nos leva à 4ª posição mundial no ranking de países com mais animais de estimação.
A professora do Curso a Distância CPT Tosas em Cães e Gatos e Acidentes em Pet Shop, Alessandra Sayegh, explica que esses números expressivos têm impulsionado a abertura de novos pet shops, uma vez que os donos têm buscado sempre o melhor para o seus animais, desde o tradicional banho e tosa a brinquedos e outros itens que são encontrados nesses estabelecimentos.
A partir disso, torna-se fundamental estar por dentro de tudo o que for importante para o gerenciamento de um pet shop. Cada detalhe pode fazer a diferença. Sabendo disso, apresentamos a seguir algumas dicas para você lucrar mais com o seu pet shop:
- Gerenciamento
A parte mais importante de qualquer negócio é o gerenciamento. Para o seu pet shop, você precisa gerenciar todas as suas compras, estoques, vendas e as margens de lucro. A margem de lucro é um dos pontos mais importantes, pois ela é o resultado do lucro líquido dividido pela receita. Empresas que possuem maior volume de negócios tendem a ter um lucro menor e vice-versa.
Por se tratar de um pet shop, os alimentos para animais que serão vendidos precisam de um pouco mais de atenção. Isso porque eles possuem vida curta, isto é, prazo de validade pequeno. Mas, com preços competitivos, é possível que a sua venda seja acelerada. Há uma consciência por parte dos donos que a alimentação do seu pet deixou de ser um luxo e se tornou quase que uma obrigação.
- Nicho de mercado
São várias as possibilidades para quem deseja comercializar produtos para animais domésticos, como a venda de animais ou de produtos e acessórios para eles, sejam cães, gatos, peixes, aves ou até animais exóticos.
Mas, antes de defini-lo, faça uma pesquisa de mercado para avaliar quais são as reais expectativas do seu futuro consumidor. Você pode, por exemplo, se especializar em uma raça ou espécie ou em um ramo, como a venda de roupas para cães. Basta se adaptar aos anseios dos seus possíveis consumidores para que o seu negócio tenha mais chances de prosperar.
- Foque no atendimento ao cliente
Você e a sua equipe devem estar preparados para oferecer uma excelente experiência de compra para o seu cliente. E isso inclui a receptividade, a educação e o conhecimento sobre o seu produto ou serviço. Uma dica é promover um treinamento para seus funcionários, de forma a padronizar e tonar melhor o seu atendimento.
- Divulgue
Hoje, as redes sociais têm se tornado um verdadeiro turbo na venda de produtos e serviços. Isso porque estamos falando de uma ferramenta grátis, simples e que consegue atingir um número grande de pessoas. Cada vez mais comerciantes estão investindo nela, adotando diferentes estratégias. Defina qual a melhor pra o seu objetivo, crie um perfil e trabalhe nisso! Além de anunciar seus produtos, você pode, também, criar um vínculo com seus clientes, divulgando informações, dicas, mensagens, entre outras coisas que despertem a atenção deles.
- Seja um diferencial
Não adianta entrar em um mercado onde tudo é “mais do mesmo”. Você precisa oferecer algum diferencial que atraia seus clientes. No caso do pet shop, passeios, “creche” para animais, adestramento ou outros serviços podem despertar o interesse dos donos, cabendo a você a obrigação de oferecer a eles qualidade no serviço. Dentro do que for viável, arrisque!
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Fonte: Perigot – perigot.com.br
por Renato Rodrigues
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