WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dicas importantes para cultivo de agrião

Para o cultivo de agrião, a faixa de temperatura ideal deve se manter entre 12°C e 20°C

Dicas importantes de cultivo de agrião

Hortaliça asiática, o agrião disseminou-se pelo mundo por ser saboroso e saudável. No Brasil, a variedade mais consumida é o agrião de água, principalmente o de folhas maiores verde-escuras. Há também o agrião de terra, consumida como broto. Independentemente do tipo de agrião, ele é rustico e resistente, o que facilita o seu cultivo. Entretanto, ele é exigente em água para crescer com vigor e sabor levemente picante.

Rico em betacaroteno, vitamina C, vitaminas do complexo B e minerais, o agrião é um vegetal indispensável à dieta humana, pois promove a manutenção da saúde. Até mesmo o caule apresenta um importante mineral, o iodo, que regula os hormônios da tireoide. Além disso, a hortaliça auxilia a eliminar gordura do fígado. Sem falar que apresenta ação diurética e elimina o ácido úrico do organismo. Fora que é um excelente expectorante e antitussígeno junto ao mel.

Semeadura e espaçamento


O plantio de agrião ocorre por semeadura. As sementes podem ser adquiridas em locais variados, desde lojas de produtos agropecuários até supermercados. Elas são plantadas em local definitivo, em pequeninas covas, com profundidade de um centímetro, cobertas com uma camada de terra.

O espaçamento recomendado, para cultivar agrião, deve respeitar a distância de 20 centímetros (entre plantas) e 25 centímetros entre linhas. A versatilidade do agrião permite o plantio em vasos, jardineiras, garrafas pet, ou mesmo caixotes.

Temperatura e solo


A faixa de temperatura ideal, para o cultivo de agrião, deve se manter entre 12°C e 20°C. Dessa forma, a hortaliça se desenvolve bem, como se fosse a sua variedade selvagem. Regiões excessivamente quentes estimulam o florescimento do agrião, o que impacta negativamente no seu crescimento.

Quanto ao tipo de solo, para o plantio de agrião, ele deve apresentar boa umidade, mas sem encharcamentos. Além disso, o solo deve ser argiloso, com alta fertilidade e pH entre 6 e 6,8. A acidez pode ser corrigida com a técnica de calagem.

Tratos culturais


O agrião é exigente em água, o que requer uma irrigação diária. No verão, normalmente, o agrião é irrigado mais de uma vez. Outra prática importante é a remoção de plantas invasoras, para impedir que concorram com a hortaliça por água e nutrientes. Quando os raminhos chegarem a cinco centímetros, deve ser realizado o desbaste do agrião para que apenas três plantas permaneçam por cova.

Colheita


Como é uma hortaliça de ciclo curto, o agrião já pode ser colhido após dois meses do plantio. Entretanto, é essencial avaliar se as folhas estão bem desenvolvidas e viçosas. Até quatro cortes podem ser realizados no agrião, contanto que se respeite o intervalo de 30 dias.

Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura Orgânica:

Orgânico de Hortaliças em Estufa

Cultivo Orgânico de Hortaliças - Sistema de Produção

Cultivo Orgânico de Brócolis, Couve-Flor e Repolho

Fonte: Globo Rural

Por Andréa Oliveira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!