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Dica de redação para o Enem? Conheça a Carta Comercial!

O que se espera é uma linguagem moderna e objetiva em que se usa o padrão culto da língua, mas sem exagerar na formalidade

Dica de redação para o Enem? Conheça a Carta Comercial!    Dicas Cursos CPT

 

A carta comercial é um documento muito utilizado por empresas. Até hoje, muita gente usa expressões feitas, chavões e modelos que não combinam com o perfil mais arrojado do profissional contemporâneo. “Na era da tecnologia e da informação, o que se espera é uma linguagem moderna e objetiva em que se usa o padrão culto da língua, mas sem exagerar na formalidade. O texto deve ser leve, elegante e cordial”, afirma Gamali Rodrigues Gomide, professora do Curso a Distância CPT Redação para Vestibular e Concurso.

- O que deve ser evitado em uma carta comercial?

Em uma carta comercial devem ser evitadas expressões feitas como: Rogamos a V. Sª…; Anexo à presente…; Sendo o que nos apresenta no momento…; Sem outro particular para o momento…; Sem mais… Não use nenhuma destas expressões anacrônicas que dão uma feição ultrapassada ao seu texto.

- O que se pode usar em uma carta comercial?

Use expressões mais simples, tais como: Saudações (para iniciar); Agradecemos a atenção; Gratos pela atenção; Cordiais saudações; Atenciosamente.

É preciso lembrar que o tratamento Vossa Excelência e Exmo. Sr. devem ser usados somente para presidente, governador, prefeito, presidente da câmara, deputado, senador, juiz, isto é, para pessoas que ocupam cargo de relevância. Aos demais cidadãos, deve ser dado o tratamento de Ilmo Sr. (Ilustríssimo Senhor) e V. Srª (Vossa Senhoria).

É muito importante lembrar que, na carta profissional e na carta opinativa, principalmente aquela proposta em exame, deve haver uma coerência no tratamento. Se inciarmos a carta na segunda pessoa, o tu, devemos ir até o final na segunda pessoa. Não misture segunda pessoa com terceira.

Um exemplo deste tipo de erro, muito comum na linguagem coloquial, mas imperdoável na linguagem escrita pode ser visto a seguir: “Vou te contar um segredo que você deverá guardar para sempre”.

O manual do vestibular da Unicamp diz o seguinte sobre a carta argumentativa:


“Além da dissertação, a prova de Redação do Vestibular Unicamp propõe também uma carta argumentativa. O que diferencia a proposta da carta argumentativa da proposta de dissertação é o tipo de argumentação que caracteriza cada um desses tipos de texto. O texto dissertativo é dirigido a um interlocutor genérico, universal. Por outro lado, a proposta de carta argumentativa pressupõe um interlocutor específico para quem a argumentação deverá estar orientada. Essa diferença de interlocutores deve necessariamente levar a uma organização argumentativa diferente, nos dois casos. Até porque, na carta argumentativa, a intenção é frequentemente a de persuadir um interlocutor específico (convencê-lo do ponto de vista defendido por quem escreve a carta ou demovê-lo do ponto de vista por ele defendido e que o autor da carta considera equivocado).

É importante justificar por que se solicita que a argumentação seja feita em forma de carta. Acredite, essa é uma opção estratégica feita em seu próprio benefício. O pressuposto é o de que, se é definido previamente quem é seu interlocutor sobre determinado assunto, você tem melhores condições de fundamentar sua argumentação.

Vamos exemplificar, mais ou menos concretamente, algumas situações argumentativas diferentes, para que foque claro que tipo de fundamento está por trás desta proposta da Unicamp. Imagine-se um defensor ardoroso da legalização do aborto. Perceba que sua estratégia argumentativa seria necessariamente diferente se fosse solicitado a:

- escrever uma dissertação sobre o assunto, portanto, escrever para o nosso “leitor universal”;

- escrever ao Papa, para demonstrar a necessidade de a Igreja Católica, em alguns casos, rever sua postura frente ao aborto;

- escrever a um congressista procurando persuadi-lo a apresentar um anteprojeto para a legalização do aborto no Brasil;

- escrever ao Roberto Carlos procurando persuadi-lo a incluir, em seu show de final de ano, uma música em homenagem aos jogadores da seleção brasileira de futebol.


Você não concorda conosco? Não fica mais fácil decidir que argumentos utilizar conhecendo o interlocutor? É por isso que é tão importante que você, durante a elaboração do seu projeto de texto, procure representar da melhor maneira possível o seu interlocutor.

Embora o foco desta proposta seja um determinado tipo de argumentação, o fato de que o contexto criado para este exercício é o de uma carta implica também algumas expectativas quanto à forma do seu texto. Por exemplo, é necessário estabelecer e manter a interlocução, usar uma linguagem compatível com o interlocutor (por exemplo, não se dirigir ao Papa com um jovial E aí, Santidade, tudo em cima?, muito menos despedir-se de tão beatífica figura com Pô, cara, tu é do mal!). Mas que fique bem claro: no cumprimento da proposta em que é exigida uma carta argumentativa, não basta dar ao texto a organização de uma carta, mesmo que a interlocução seja natural e coerentemente mantida. É necessário argumentar.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


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- Dica de redação para o Enem? Não escreva da forma como você fala!
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Por Silvana Teixeira.

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