O corretor de imóveis precisa estar ciente de que o mercado imobiliário é bastante concorrido e exigente, já que para ter sucesso em sua área de atuação é necessário apresentar aos clientes de uma imobiliária um profissional competente, ético, confiável, eficiente e, sobretudo, paciente e persistente. E isso só é possível por meio de excepcional preparação técnica e informativa de quem desempenha esse papel: o corretor. Portanto, quanto mais cursos de capacitação melhor para a empresa imobiliária e melhor para o profissional.
Um curso de Capacitação de Corretores de Imóveis, esclarece, com detalhes, as maneiras que o corretor de imóveis pode utilizar para realizar a captação dos imóveis com seus clientes. “É importante lembrar sempre que os clientes poderão disponibilizar diversos tipos de imóveis”, afirma Fernando de Magalhães Jr., professor do Curso a Distância CPT Como Montar e Administrar uma Imobiliária. São exemplos:
- Imóveis avulsos: são aqueles que pertencem a proprietários particulares, isto é, que não estão vinculados a uma construtora ou incorporadora para serem ofertados no mercado. Podem ser imóveis comerciais ou residenciais (casas ou, apartamentos, barracões, e outros) ou não residenciais (lojas, salas, galpões, e outros), novos ou usados.
- Lançamentos imobiliários: são imóveis novos, geralmente, localizados em edificações planejadas e executadas por construtoras ou incorporadoras. As unidades habitacionais, ou seja, os apartamentos, as ou salas, entre outras poderão ser oferecidos e comercializados ainda “na planta” (quando ainda não foi executado o projeto da edificação); ou em fase de acabamento construtivo; ou quando já finalizados.
- Loteamentos: são subdivisões de uma área ou gleba de terra, onde cada subdivisão corresponde a uma unidade: um lote, que é comercializado individualmente para o cliente. Nesse caso, é preciso estar previsto no projeto, além da área correspondente a cada lote, as áreas para infraestrutura do loteamento, tais como: circulação (ruas), praças, construção de redes de esgoto, de abastecimento de água, de distribuição de energia elétrica e de captação e condução de água pluvial (chuvas).
- Imóveis rurais: são aqueles localizados nas áreas rurais, podendo ser chácaras, sítios, fazendas, lotes em comunidades rurais, entre outros.
Independente do tipo do imóvel, o importante é que a imobiliária, para a qual o corretor presta seus serviços, faça algo diferente, que realmente tenha importância para o cliente.
Ao locar, o cliente passa a ser “dono” do imóvel que será disponibilizado pelo mercado imobiliário. Então, deverá a imobiliária cuidar para que seus representantes, os corretores ou “captadores”, demonstrem profissionalismo, segurança, honestidade e que, juntamente com a sua empresa, possuam habilidades suficientes para promover as negociações com competência para viabilizar os negócios imobiliários.
Neste sentido, é fundamental demonstrar que a corretora:
- Possui habilidade para lidar com qualquer tipo de situação que possa acontecer no decorrer de uma negociação imobiliária;
- Será capaz de fazer uma divulgação eficiente por meio de publicidade e propaganda adequada a oferta dos imóveis;
- Contará com estrutura adequada para fazer a promoção e a divulgação das ofertas dos imóveis, fazendo, por exemplo, abordagens inteligentes sem pressionar de forma inadequada os clientes que tenham interesse na aquisição;
- Detém conhecimentos específicos a respeito dos procedimentos legais envolvidos nas transações de compra e venda de propriedades imobiliárias;
- Poderá estabelecer parcerias estratégias com o objetivo de atender de forma eficiente e profissional aos anseios da clientela em relação a situações específicas relacionadas com os imóveis (por exemplo: reformas, adaptações, etc.).
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Por Silvana Teixeira.
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