WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

Cupins - caracterização, estrutura social, castas, alimentação e controle da infestação

Cupins são insetos sociais que vivem em grupos numerosos, confinados em ninhos (colônias). Suas infestações, seja em área urbana ou rural, são responsáveis por grandes prejuízos

Cupins - caracterização, estrutura social, castas, alimentação e controle da infestação

 

Cupins são insetos sociais que vivem em grupos numerosos, confinados em ninhos (“colônias”). Siriris, siricas, ou aleluias, são algumas de suas nomenclaturas e suas infestações são responsáveis por grandes prejuízos, sejam em ambientes rurais, associados ao ataque às plantas cultivadas, ou sejam em ambientes urbanos, neste caso associados ao ataque a diversos materiais utilizados nas construções de diferentes tipos.

Fazer o controle imediato dessa praga não é tarefa fácil, visto que os ataques de cupins são dificilmente detectados em seus estágios iniciais. O que muito dificulta a percepção da infestação são os túneis subsuperficiais construídos e utilizados pelos cupins para atingir seu alvo.

“Só se consegue perceber a presença dos cupins quando o ataque atinge níveis bastante elevados”, afirma o professor Og de Souza, coordenador do Curso Controle de Cupins em Áreas Agrícolas, Pastagens e Construções Rurais, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Para se fazer o controle da praga é importante adotar três estratégias básicas: escape no tempo, barreiras físicas e barreiras químicas, assim como utilizar um sistema de monitoramento, específico para cada tipo de infestação. O “escape no tempo” consiste em plantar a cultura em questão fora da época de maior ataque de cupins. Por exemplo, para o caso do eucalipto, um técnica que tem sido usada com sucesso em algumas regiões do estado de Minas Gerais, é o plantio em época chuvosa. Neste caso, mesmo se há um ataque por cupins, as mudas de eucalipto conseguem se recuperar com maior facilidade do que se o plantio fosse feito durante a época seca.

Como barreiras físicas, várias soluções são possíveis, dependendo da situação específica. Para mudas de eucalipto, por exemplo, a melhor estratégia consiste no plantio em “tubetes”, usando viveiros suspensos. Desta forma, dificulta-se enormemente o contato dos cupins com as mudas, evitando-se o ataque sem necessidade de uso de inseticidas.

Por fim, barreiras químicas consistem em aplicar-se inseticidas em torno da construção ou peça a ser protegida. Uma variante disso é o tratamento de madeiras, que consiste da impregnação profunda (via diferença de pressão) de peças de madeira com substâncias altamente tóxicas.

Abaixo, um fluxograma que poderá orientar seus passos para a tomada correta de decisões quanto ao monitoramento, controle e,ou extermínio da praga.

Cupins - caracterização, estrutura social, castas, alimentação e controle da infestação

Saiba mais sobre o assunto, acessando os links abaixo:

Cupins - caracterização, estrutura social, castas, alimentação e controle da infestação

Cupins - caracterização e determinação da existência de infestação

Cupins - estrutura social e comportamento das castas

Cupins - a composição da colônia em castas

Cupins - a sociedade e o tamanho da infestação

Cupins - celulose é a principal fonte de alimentos

Cupins - a arquitetura dos cupinzeiros

Cupins - a localização do ninho e o controle da infestação

Cupins - a arquitetura dos cupinzeiros

Cupins - a localização do ninho e o controle da infestação

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Agricultura, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas (CPT), entre eles o Curso de Controle de Cupins em Áreas Agrícolas, Pastagens e Construções Rurais.

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!