WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cultura de alface hidropônica abastece o mercado nacional e movimenta a economia

Práticas adequadas garantem qualidade à hortaliça mais querida do Brasil

A hidroponia deixou de ser apenas uma técnica de pesquisa para se transformar em um negócio rentável, já que William Gericke, pesquisador americano, obteve bons resultados em suas experiências. Foi ele quem nomeou esse tipo de plantio, baseando-se no significado de dois vocábulos gregos: hidro que significa água e ponos que significa trabalho. Europa e Estados Unidos foram os primeiros a adotar a sugestão de produção de Gericke, sendo a hidroponia, posteriormente, aprovada por vários outros países. Esse mercado encontra-se em expansão no Brasil. Muitas são as vantagens da produção hidropônica se comparada à plantação tradicional.

Vantagens da produção hidropônica

Plantação de alface hidropônica

A grande maioria dos hidroponicultores brasileiros preferem cultivar alface, pois além de ter ciclo rápido, a produtividade é alta e há uma considerável demanda por ela. Teixeira afirma que a alface é típica de clima temperado, tornando-se mais resistente a temperaturas mais elevadas graças a alterações na sua composição genética. É uma das hortaliças mais consumidas no país, é originária da Ásia e foi trazida para o Brasil pelos portugueses no século XVI. 40 ou 45 dias após a semeadura, ela já está pronta para a comercialização. Assim, não há como negar que o lucro é certo e rápido. Teixeira esclarece que a alface passa basicamente por três períodos até atingir sua maturação: maternidade, berçário e pré-crescimento e, por fim, o crescimento final.

Apesar de ser um método recente no Brasil, a pesquisadora cita que a hidroponia já é bastante utilizada para fins comerciais. A alface exerce uma significativa importância no setor econômico. O curso Hidroponia – Controle de Pragas e Doenças da Alface, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, é um manual completo de como cultivar esse vegetal de modo a obter qualidade incomparável. Liliane Teixeira e os professores doutores Valdir Atsushi Yuki e Octávio Nakano explicam detalhadamente como deve ser o controle preventivo de pragas e doenças no ambiente de cultivo da alface hidropônica.

Patologias na hidroponia

Inicialmente, acreditava-se que a hidroponia fosse a maneira mais eficiente de produzir determinados tipos de vegetais, pois, desenvolvendo-se na água, eles estariam livres das pragas e doenças transmitidas pelo solo. A professora e pesquisadora Liliane De Diana Teixeira explica que na verdade a exclusão do solo não elimina as patologias causadas por ele. Embora a maioria dessas doenças tenha uma significativa queda, algumas permanecem mesmo na produção hidropônica e seus danos podem se alastrar rapidamente.

Doenças fúngicas atacam a alface

Alguns hidroponicultores não são a favor da utilização de agrotóxicos em suas culturas. É, portanto, imprescindível que eles tenham um cuidado redobrado, evitando que possíveis doenças possam surgir e se alastrar. Teixeira afirma que a condição na qual a estufa se encontra é fundamental para a manutenção da qualidade do produto. Ela cita a umidade, a temperatura elevada e a ausência de ventilação como os principais fatores responsáveis pelo ataque de doenças às plantas. Já a disseminação é propagada rapidamente porque os pés de alface são dispostos bem próximos uns dos outros.

Algas, fungos e bactérias são alguns dos organismos que prejudicam as hortaliças cultivadas por meio da hidroponia. Os fungos são os maiores causadores de doenças à produção. A pesquisadora explica que os esporos responsáveis pela sua reprodução são disseminados facilmente através de vento, chuva, água, semente e solo contaminados. São várias as espécies de fungos que prejudicam o desenvolvimento da alface, sendo que o grau de periculosidade à planta varia de acordo com a região e a temperatura na qual a cultura hidropônica se situa. As doenças causadas pelos fungos podem atacar a parte aérea ou a raiz da hortaliça.

Prevenção de patologias

Teixeira descreve as medidas de prevenção de pragas e doenças como uma atividade simples, porém trabalhosa, pois qualquer descuido pode comprometer toda a cultura da estufa. Os principais condutores desses fatores prejudiciais ao desenvolvimento da alface são o próprio hidroponicultor, o vento e os restos vegetais ou de terra que por ventura tenham sido carregados para o interior da estufa.

Desinfecção das canaletas de produção hidropônica

Proteger as plantas de insetos e outros animais através da implantação de telas especiais nas laterais da área de produção, selecionar sementes sadias, impedir a entrada de pessoas estranhas no local e utilizar somente água de qualidade para a irrigação são algumas das formas mais comuns de garantir que o desenvolvimento da alface seja o mais saudável possível. Teixeira sugere que o hidroponicultor produza suas próprias mudas a fim de assegurar as condições ideais de produção.

Caso seja encontrada alguma muda com aparência doentia, ela deve ser descartada imediatamente. É importante utilizar ferramentas que auxiliem o manuseamento das plantas, bem como é imprescindível a higienização das mãos da pessoa responsável por lidar diretamente com as hortaliças. A limpeza das mãos é fundamental, principalmente quando o indivíduo entra em contato com plantas doentes. A desinfecção das canaletas ou das bandejas de isopor após a colheita é igualmente necessário para garantir a qualidade da próxima plantação. No curso citado, você encontra também algumas receitas de soluções utilizadas para desinfectar o lugar no qual a alface se desenvolve.

Por Camila Guimarães Ribeiro

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Mauro Sérgio Vieira amurim

20 de set. de 2020

Boa tarde! Pretendo iniciar horta hidropônica. Quais os principais cuidado que devo ter

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de set. de 2020

Olá Mauro,

O CPT tem o curso Curso Online Cultivo Orgânico de Hortaliças - Sistema de Produção que irá auxiliar nessa questão e em outras.

Uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre o curso que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,

Lidiane Lisboa

Francisco Pequeno da Fonseca

16 de set. de 2016

Quero frequentar este curso de hidroponia.

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de set. de 2016

Olá Francisco,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre os Cursos CPT da área Hidroponia.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Marcus Vinícius Barbosa Cabral

24 de jul. de 2013

Boa tarde. Deixo aqui meus agradecimentos pela postagem deste arquivo, que por sua vez, me trouxe importantes informações referentes a esta técnica de plantio. Solicito maiores informações e a aquisição do curso citado acima. Obrigado.

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de jul. de 2013

Olá, Marcus Vinícius!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Edileusa Souza Sodré

3 de jun. de 2013

Amei o artigo, e como pretendo inicia uma horta hidropônica, gostaria de receber mais informações sobre a semente, o manuseio das mesmas, enfim todas as informações para que o meu projeto dê certo.

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de jun. de 2013

Olá, Edileusa!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Erica Barbosa Alves

16 de mar. de 2013

Eu sou aluna da escola de Canuanã, fundação Bradesco. E estou com projeto de hidroponia, em sistema fechado, na qual será usado materiais reaproveitados, como por exemplo madeira, bambu, telhas, pvc, etc. Pois o objetivo é alcançarmos uma boa produtividade e boa qualidade. Tal projeto, juntamento com minhas colegas, terei que apresentar, como conclusão do curso TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA.

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de mar. de 2013

Olá, Érica!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Josiel Soares de Lima Silva

5 de fev. de 2013

Minha maior dificuldade está no preparo, na hora de calcular os nutrientes. Quando é preciso balancear a solução nutritiva e como conseguir fornecedor dos insumos separadamente no mercado para produção da solução estoque( que não consigo entender como produzi-la e manejá-la) e como saber os endereços de laboratórios mais perto de São Luís - MA. Minha maior dificuldade é na solução nutritiva

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de fev. de 2013

Olá, Josiel!

Agradecemos sua visita e comentário em site.

Devido as exigências nutricionais variarem de cultura para cultura, não existe uma composição de solução nutritiva que esteja adaptada para todas as espécies de plantas.

Existem várias variáveis que devem ser consideradas na nutrição de plantas como:

* Espécie de planta

* Estágio de crescimento

* Parte da planta que será colhida

* Estação do ano

* Temperatura e intensidade da luz;

Para que as plantas tenham um bom desenvolvimento, é necessário que haja um constante equilíbrio de nutrientes na água que banha as raízes das plantas.

Em relação as formulações de solução nutritiva, o CPT - Centro de Produções Técnicas possui o curso Hidroponia Solução Nutritiva, que poderá lhe auxiliar.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

 

josé crlos mendes pinto

2 de jan. de 2013

Estou fazendo hidroponia em tanques, p/ plantação de alface.

José Ferreira

10 de jun. de 2012

Quero saber se tem como eu comprar por depósito bancário. Desde já o meu muito obrigado.

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de jun. de 2012

Olá, José Ferreira!

Nossas consultoras entrarão em contato com você.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos.

João Duarte

29 de abr. de 2012

Oi! Eu estou em Angola e gostaria de obter um projecto para cultivo de Alface hidroponico em grande escala: 10.000 pés de alface dia e um de tomate, também em grande escala. Atenciosamente João Duarte

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de jun. de 2012

Olá, João!

Nossas consultoras entrarão em contato com você.

Atenciosamente,

Natália Parzanini

osmar auer junior

7 de abr. de 2012

queria comprar um cursso de alface hidroponica em estufa estou querendo começar um cultivo no sitio sou de ponta grossa pr e moro no sitio se for posivel mandar os valores e forma de pagamento obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de abr. de 2012

Olá, Osmar!

Nossas consultoras entrarão em contato em breve.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?