WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cultivo de Bromélias garante emprego e renda a muitos brasileiros

As bromélias, em pleno processo de popularização, marcam presença em todos os jardins, sejam eles públicos ou particulares, e têm ajudado a garantir os empregos de milhares de pessoas

Cultivo de Bromélias garante emprego e renda a muitos brasileiros

 

Tudo mostra que o retorno financeiro para os produtores de flores é muito bom, apesar dos altos custos de produção. Entre as espécies, o cultivo de Bromélias, particularmente, é uma atividade vantajosa e propícia para pequenas áreas. Neste sentido, pequenas, médias e grandes empresas do setor, que comercialmente plantam Bromélias, têm ajudado a garantir os empregos de milhares de pessoas, transformando-se em uma atividade rentável para o empresário e benéfica para a sociedade.

“Há um imenso mercado consumidor a ser conquistado. O incremento à produção comercial possibilitará o aumento da oferta de plantas em quantidade e qualidade estimulando, assim, a demanda”, afirma o professor Cláudio Coelho de Paula, coordenador do Curso “Cultivo de Bromélias – Para Fins Comerciais ou Hobby”, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Graças aos trabalhos de pesquisadores, colecionadores, paisagistas e outros, esta situação tem se alterado positivamente. Hoje, as bromélias estão em pleno processo de popularização, sendo uma presença marcante em jardins particulares ou públicos e em residências.

Conhecidas popularmente pelo nome de “gravatá”, as bromélias brasileiras já eram conhecidas pelos nossos índios, que as denominavam também de “carauá”, “caraguatá”, “carandá” ou de “caraguá”.  No Brasil, apenas recentemente, as bromélias passaram a ser admiradas e cultivadas. Até pouco tempo eram consideradas como depositários de pernilongos, cobras e outros. Além disso, eram tidas como parasitas capazes de matar uma árvore de grande porte.

Atualmente, além de serem usadas com a finalidade decorativa, as flores simbolizam sentimentos e, por isso, são bastante procuradas. Existe um mercado enorme para ser explorado e as perspectivas são ilimitadas. O déficit no mercado mundial de flores supera a casa dos cinco bilhões de dólares. O mercado interno também tem crescido substancialmente nos últimos anos.

Com a melhoria do poder aquisitivo da população, o consumo de flores aumentou em quase 50%. Outro fator que tem ajudado a aumentar a venda de flores e incentivar a cultura da Bromélia é a mudança de comportamento do consumidor brasileiro, que passou a apreciar o produto como alternativa para melhorar sua qualidade de vida, perfumando e embelezando ambientes.

Conheça mais sobre o assunto acessando os Cursos da área Floricultura

Leia outras publicações sobre Bromélias nos links abaixo:

Uso no Paisagismo

Propagação por mudas

Propagação por sementes

Propagação por meristemas

Dez mandamentos do bromeliófilo

Dez dicas básicas para o iniciante

Por Silvana Teixeira

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!